Membros da Comissão de Acompanhamento das obras de requalificação da R14 de Julho estiveram nesta manhã no canteiro onde estão sendo feitas as intervenções. A iniciativa faz parte das medidas de mitigação do Programa Reviva Campo Grande, que prevê a participação da população durante o andamento das obras.

Representantes dos Conselhos Regionais, Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Público (Planurb), Câmara dos Dirigentes Lojistas, Fecomércio, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, de Políticas Culturais e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) participaram da visita técnica, guiada por engenheiros e arquitetos do Programa.

Os conselheiros vão atuar de forma direta, fiscalizando a execução dos trabalhos. Ederson Silveira, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), avaliou a vistoria como muito importante para o andamento das obras. “A gente ouve muita teoria, agora ver a realidade de uma obra, é outra coisa. É bom para as pessoas terem noção do que é uma obra. E estamos aqui para repassar aos comerciantes o que está sendo feito de verdade”, diz.

O conselheiro Carlos Rosa Sandim, da região do Segredo, complementa. “É muito importante fiscalizar e temos que aproveitar esse espaço que o prefeito abriu para que toda a sociedade acompanhe a obra”. A conselheira que representa a Fecomércio, Daniela Teixeira Dias, aponta que uma das queixas dos comerciantes era saber se as obras iam mesmo começar. “Agora, com a vistoria, podemos dizer que superou as expectativas. Sabemos que o período de obras é algo conturbado, de adaptação, mas pudemos comprovar que está tudo no caminho certo, nossas expectativas estão sendo atendidas, até mesmo porque as obras já estão até adiantadas”.

Elias Santana, conselheiro da região do Prosa, compartilha da ideia de que a sociedade pode, e deve, se envolver. “Temos que participar mais e reclamar menos para os projetos darem certo, ainda mais uma obra como esta. Estou acompanhando o trabalho de perto, o material que está sendo usado, tudo isso é importante. Temos que aproveitar essa brecha que a Prefeitura está dando para colaborar”.

Comissão

Por ser uma área predominantemente comercial, as obras serão acompanhadas por vários órgãos do comércio, dentre eles, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae); Serviço Social do Comércio (SESC); Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo); além de Conselhos Municipais; Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação da Feira Central e Turística (Afecetur). Também participam órgãos da administração municipal, como a Unidade Gestora do Programa, Sisep, Agetran, Sectur, Sedesc, Sefin, Planurb, Semadur, Sesdes e SAS.

As reuniões entre a coordenação do Programa Reviva Campo Grande e a Comissão de Acompanhamento das Obras serão realizadas mensalmente.