Os moradores da região do Bairro Oliveira relatam melhora no atendimento médico depois que a UBSF foi inaugurada, há um ano. Antes da abertura da unidade, quem precisasse de acompanhamento se deslocava para as unidades no Buriti ou Caiçara.

Nesses doze meses de atividades, a UBSF fez cerca de 40 mil atendimentos médicos, odontológicos, acompanhamentos com enfermeiros e assistentes sociais. Segundo a gerente da unidade, Patrícia Valdez, ainda há casos de moradores que seriam atendidos no local, mas ainda não sabem que ela existe. “Muitas vezes vão em outros bairros e são alertados de que não podem ser atendidos lá porque não é área de abrangência, e ficam surpresos quando descobrem aqui”, explica.

Isso aconteceu com a família de Silvana Souza de Oliveira, de 42 anos. Por muito tempo, quando precisava de atendimento, ia direto na unidade do Bairro Caiçara, mesmo morando há poucos metros da UBSF Oliveira II. “Aqui pelo menos é mais perto, lá no outro é muito longe”.

Ela ficou sabendo da unidade quando o marido precisou fazer um tratamento para insuficiência cardíaca, que começou na UPA do Vila Almeida e depois foi transferido para a UBSF Oliveira II, por ser mais perto de casa.

A dona de casa Luana Avalo da Silva, de 28 anos, compara o atendimento, desde o pré-natal, de seus dois primeiros filhos com o que está sendo feito com o pequeno Davi, de cinco meses. “Às vezes a gente vem só marcar a consulta aqui e já é atendido na hora”, comenta.

Ela lembra que todos os atendimentos que precisou durante a gestação e após o parto foram facilitados com a nova unidade. “Aqui só não faz coleta de exame ainda, mas até marcam para nós, não precisamos mais ir lá no Caiçara para marcar e depois fazer o exame, sem contar que também não precisamos mais ir buscar também”, lembra a dona de casa.