Campo Grande sedia de 4 a 9 de junho, a 2ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e Casa de Rui Barbosa/RJ, com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio do Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Sectur.

A iniciativa compreende uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

A Semana Nacional de Arquivos tem como tema este ano: “Governança, memória e herança”, proposta pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). O tema é amplo e contempla todo e qualquer arquivo que tenha relação com os sistemas de governo municipais, estaduais ou federal, ou que ajude na preservação da memória, em benefício da sociedade para a qual serve.

O ARCA realiza no dia 6 de junho, a partir das 8h30 em sua sede, uma visita mediada ao seu acervo. A unidade promove também, neste mesmo dia, a palestra: “A importância da preservação documental”, com a coordenadora Especial de Gestão de documentos do Estado/MS, Doralice Martins, que há 35 anos atua na área de Gestão Documental, e é licenciada em história e pós-graduada em Gestão Pública.

Além das atividades inerentes aos serviços  de arquivo, o ARCA desenvolve outras ações culturais, objetivando divulgar seu acervo e resgatar a memória da criação e do desenvolvimento da cidade. Entre essas atividades é possível destacar: a exposição contínua de fotos  históricas em sua sede e as mostras temporárias de imagens fotográficas, disponibilizadas para atividades em escolas e outros  espaços da comunidades que as solicitem.

ARCA – Arquivo Histórico de Campo Grande
Endereço: Rua Pedro Celestino, nº 1.378