O combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chicungunya – será reforçado em 12 bairros nesta terça-feira (14) com a borrifação a Ultra Baixo Volume (UBV) – popular fumacê.  Os trabalhos ocorrem das 16h às 22h nos bairros Guanandi, Tijuca, Caiobá, São Conrado, Santo Antonio, Santo Amaro, Panamá, Centro-Oeste, Los Angeles, Lageado, Popular e Santa Fé.

Segundo o coordenador de controle de endemias vetoriais, Eliasze Guimarães, o serviço ficou prejudicado na última semana em decorrência da grande quantidade de chuvas. Conforme Guimarães, os serviços devem ser reforçados esta semana e abranger mais bairros, mediante a estabilidade climática.

Normalmente, o fumacê é feito em apoio ao trabalho de campo realizado pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias (ACE) nos bairros com maior índice de infestação predial (IPP).

Conforme último levantamento feito pela coordenadoria, divulgado no dia 17 de janeiro, os bairros Jardim Noroeste, Chácara dos Poderes, Moreninhas e Cidade Morena apresentaram alto índice de infestação. No Noroeste, por exemplo, de cada 100 imóveis vistoriados, em seis foram encontrados focos do Aedes.

“É preciso que a população faça a sua parte e não deixe água parada e também elimine os criadouros em potencial, como vasilhas, pneus e outros recipientes. Se cada um fizer a sua parte nós não teremos dor de cabeça por causa do mosquito”, ressalta o coordenador do CCEV.

Confira abaixo o itinerário do fumacê.

DIA 14