Já estão em andamento as obras de reforma do Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão,  resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que liberou R$ 1,8 milhão para custear o projeto.  Funcionários  da empreiteira contratada começaram o serviço com a retirada da base do antigo piso da quadra,  que será refeito .

A previsão é que em maio de 2020 o complexo poliesportivo, inaugurado em 1984,  seja entregue revitalizado. A Prefeitura planeja marcar  a reabertura do ginásio com a realização de uma etapa da Liga Mundial de Vôlei, com participação da Seleção Brasileira.

O Guanandizão tem capacidade para  um público superior a 8.300 pessoas e já recebeu grandes eventos como show de Roberto Carlos e partida da Seleção Brasileira de Vôlei. Está interditado desde 2013, por determinação do Corpo de Bombeiros, que cobrou um projeto de prevenção e combate de incêndio,  além de ter identificado problemas nas instalações elétricas, que colocariam em risco a segurança dos frequentadores. IMG_1499

O projeto de reforma elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos é abrangente. Contempla , por exemplo, na parte elétrica, troca de toda a fiação, substituição do transformador, instalação de um gerador de energia, reforço da iluminação das quadras externas com novas lâmpadas de led. O gerador é necessário para garantir o funcionamento (em caso de falta de energia)  das bombas de água para o combate a sinistros. O projeto elétrico está orçado em, aproximadamente, R$ 500 mil.

Os banheiros também passarão por revisão geral, incluindo parte hidráulica, colocação de novos azulejos, substituição de forro e instalação de equipamentos de acessibilidade para  atender pessoas com deficiência física.    As intervenções incluem as bilheteira e em toda a estrutura externa de quadras com reparos no piso, nova pintura, novas tabelas de basquete, alambrados. Haverá instalação de tátil no entorno, reurbanização com plantio de grama e troca de lojas.

Segundo o presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra, o Guanandizão é um espaço importante não para sediar eventos esportivos nacionais e grandes shows.