A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) debate o tema “Turismo de Fronteiras” na 2ª Mostra de Turismo de Campo Grande que acontece nesta sexta-feira (30), no Auditório do Museu Dom Bosco, com programação recheada das 9h até às 20h. São disponibilizadas 150 vagas gratuitas por meio de inscrição pelo link https://doity.com.br/mostra-de-turismo. O evento foi pensado para atender ao Trade turístico, estudantes, jornalistas, autoridades e comunidade local.

De acordo com o Superintendente de Turismo, Wantuyr Tartari, a segunda edição da mostra vem sendo planejada desde o término da edição anterior em 2018. “Mas com a crescente importância do assunto que envolve o turismo de fronteira e a rota bioceânica, fizemos alguns ajustes para exaltar o tema em questão”, destaca ele a respeito da temática que norteia o evento.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, a mostra é importante porque permitIMG_2130-Copy-1024x682e que a sociedade tome conhecimento do que vem sendo feito na área. “O evento é alusivo às comemorações dos 120 da Capital, e dessa maneira a gestão pública em parceria com a iniciativa privada, pretende prestar conta para sociedade, sobre o que está sendo desenvolvido em prol do turismo campo-grandense. A mostra vai apresentar os produtos e roteiros turísticos desenvolvidos ou apoiados pela Sectur, evidenciando esse novo momento onde a soma dos esforços é dividida em resultados para todos. Este encontro deve ser mais um marco para fortalecer e consolidar o turismo, e assim deixar um legado para Campo Grande”.

Dentre a vasta programação, vale pontuar a entrega do Troféu Edson Contar a uma personalidade do turismo que se destacou no ano passado, seja do ramo do empresariado, administrativo ou do próprio Trade turístico. “Esse é um momento de muita emoção porque é o próprio Edson Contar quem premia a pessoa escolhida. Edson é exemplo para todos nós, foi o primeiro turismólogo cadastrado na Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo em Mato Grosso do Sul, além de ser jornalista, compositor e historiador”, completa Wantuyr.

No período matutino a mostra recebe o cônsul do Paraguai, Ricardo Caballero Aquino, que palestra a respeito do Turismo de Fronteira para os participantes. Já no período da tarde o evento sai do Museu e percorre a cidade por meio do Walking Tour, em parceria com o Bar e Restaurante Velfarre, e com a press trip pelos principais pontos turísticos da cidade, com a interpretação do poeta e repentista Ruberval Cunha, que completa 30 anos de vida artística em 2019.

Apresentações de dança com a Escola de Dança Harmonia animam os inscritos pela manhã e o harpista e músico Fábio Kaida encerra o evento com chave de ouro.

Confira a programação completa:

• 9h – Check in

• 9h30 – Abertura oficial Participação da musicista Lenilde Ramos

• 9h50 – Entrega do Troféu Edson Contar

• 10h – Apresentação dos programas da SECTUR 2019/2020 por meio da secretária Melissa Tamaciro

• 10h20 – Lançamento do Mapa Rota do Selfie; Lançamento do Catálogo do turismo de observação de aves de Campo Grande-MS

• 10h30 – Apresentação do resultado da pesquisa: “A imagem do destino turístico Campo Grande”

• 10h45 – Palestra: “Turismo de Fronteiras” com o Cônsul do Paraguai Exmo. Sr. Ricardo Caballero Aquino

• 11h15 – Mesa Redonda: “As fronteiras do Turismo e suas iminências em Campo Grande-MS” Partipação: Erick Pusch Wilke, Coordenador do curso de Turismo da UFMS; Herbert Assunção, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Agronegócio; Miska Thomé, responsável pela Praça da Bolívia; e o mediador, Rodrigo Teixeira, jornalista e músico.

• 12h30 – Almoço livre

• 14h Walking tour

• 16h Press Trip

• 17h30 – Premiação – Cine Aves (Instituto Mamede)

• 18h15 Mesa redonda: “Capta Campo Grande” Participação: Wilson Braga, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) e secretário de Saúde de Miranda; Marcelo Fernandes, Pró-reitor da UFMS; Camila Fernandes, presidente do Campo Grande Destination; e com a mediadora Melissa Tamaciro, secretária de Cultura e Turismo.

• 19h30 Apresentação Cultural e Anoitecer no Parque Participação: Fábio Kaida

• 20h Encerramento––-