A fim de contribuir para a formação educacional dos estudantes e revelar talentos, a Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) retoma os projetos esportivos e culturais desenvolvidos em unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme). O lançamento das modalidades que irão contemplar neste ano 16 mil alunos aconteceu na noite dessa segunda-feira (9), e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad.

SONY DSCNa ocasião, o chefe da Deac, Marcos Antônio da Silva Lopes apresentou os 250 profissionais que irão desenvolver as atividades nas escolas e Ceinfs. A boa notícia para os alunos é que a edição 2018 dos projetos contará com três novas modalidades: kung fu, vôlei de praia e jiu-jitsu. Ao todo, 85 escolas e 22 Ceinfs serão atendidos pelos projetos.

Pela primeira vez, a Deac também irá implantar aulas de judô para alunos de Ceinfs. Neste ano serão contemplados com as aulas os Centros de Educação Infantil José Carlos de Lima, Zacarias Vieira de Andrade, Engenheiro Valdemir Correa de Rezende, Nossa Senhora de Fátima, Campo Verde e Eloy Souza da Costa.

As modalidades de atletismo, badminton, basquete, beach tênis, capoeira, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, e xadrez permanecem nesta edição. Na área de cultura serão mantidas as modalidades de artes visuais, balé, cinema, circo, dança, música e teatro.

Outras atividades também continuam integrando os projetos como o paradesporto e esporte adaptado, que abrange a bocha, polybat (tênis de mesa adaptado), atletismo, mini futsal, dama, natação e para-badminton.

Para o prefeito Marquinhos Trad, os projetos da Deac vão além da competição esportiva e enfatizam a socialização das crianças.  “Aqui o importante não é competir, não é a medalha de ouro física, mas aquela medalha de ouro abstrata que servirá para a vida. A missão da Deac é incentivar a IMG_7699integração entre os alunos e buscar o espírito de união e harmonia”, ressaltou.

A secretária de Educação, Elza Fernandes, destacou o empenho da gestão que possibilitou a ampliação dos projetos em 2018 e falou sobre duas importantes parcerias que irão garantir os uniformes de balé e judô para as crianças de Ceinfs localizados em bairros carentes.

“Conseguimos ampliar o atendimento aos Ceinfs e temos uma previsão ainda de colocar nossos projetos aos sábados, pois sabemos da necessidade das comunidades. Já para os uniformes, fechamos parcerias com a Agência Penitenciária, que vai garantir, através do trabalho de detentas do Presídio Feminino, a confecção de roupas do projeto de balé. A intenção é oferecer as roupas às comunidades mais carentes. Outra parceria foi feita com o CRAS – Centro de IMG_7665Referência de Assistência Social, da Vila Nasser, onde os atendidos irão confeccionar para os estudantes os maiôs de apresentação”, disse a titular da Semed.

O gestor da Deac, Marcos Lopes falou sobre o objetivo do projeto e a importância que as ações têm diante dos alunos da Rede Municipal.  “Entre tantos objetivos o projeto visa colaborar com uma educação da Reme por meio do esporte, arte e cultura. Não temos medidos esforços para que esse projeto alcance seus objetivos em 2018, pois ele tem mudado a característica de cada criança”, afirmou.

Regente da fanfarra da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, a professora Tereza Cristina Pinheiro foi selecionada novamente para trabalhar com o projeto dentro da unidade fala sobre a expectativa da retomada dos trabalhos.  “Nós esperamos que a cidade possa ter de volta os concursos ou festivais de bandas e fanfarras. Eles desenvolvem o progresso não só intelectual e cognitivo do aluno, mas também o social e dali formam futuros músicos e profissionais”, disse.

Já o professor Galdino Vieira de Jesus, que também atua na escola Licurgo há mais de dez anos com projeto de atletismo, fala sobre o trabalho que será realizado este ano.  “A expectativa nossa é manter o mesmo nível que a gente tem conquistado nos anos anteriores, conquistando vários campeonatos como o Jires (Jogos Infantis da Reme) e o Jeres (Jogos Escolares da Reme). Esperamos melhorar um pouco e conseguir levar mais atletas para as etapas nacionais”, pontuou.

Arte e cultura

No Arte e Cultura serão atendidos 4.000 alunos. Os estudantes terão a oportunidade de ter contato com a produção estética e cultural, desde a sua fase inicial, como nas aulas e oficinas, até a fase de produção de obras, ensaios, exposições e apresentações artísticas. Os projetos atuarão como uma iniciação artística e cultural, ao mesmo tempo que potencializará o desenvolvimento cognitivo, afetivo, crítico e social.

IMG_7600Entre os principais projetos realizados ano passado e que serão mantidos neste ano estão o Sarau Cultural, que acontecerá em julho no Horto Florestal, acompanhado por uma mostra de trabalhos produzidos nas atividades de artes visuais, o Festival da Canção, que acontecerá no teatro do Horto e contará com a participação de alunos que apresentarão músicas nacionais e internacionais.

Também haverá um seminário de formação voltado aos profissionais que atuam nas áreas de arte e cultura, além do Prêmio Helena Meirelles, que me 2017 revelou o aluno da escola 8 de Dezembro, Roaldo Alexandre Pereira Ávila.

Neste ano, o circo também chegará em duas unidades da Reme através de aulas que enaltecem a arte circense, como trapézio, acrobacias e malabares.

O Festival de Arte e Cultura da Reme terá sua edição 2018 novamente realizada no Glauce Rocha e contará com uma importante parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), que vai levar alunos da Rede Municipal para se apresentarem no projeto Palco Itinerante, que visita os bairros da capital levando atividades culturais e lazer.

A parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) também ganhou um incremento. Agora, os alunos da Reme que fazem aulas de música e teatro na universidade, também terão o acompanhamento pedagógico de professores da instituição.