A parceria entre a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) com o projeto Arte com Pneus possibilitou a entrega do quinto parquinho feito de pneus para a Reme (Rede Municipal de Ensino). Desta vez,  o centro de educação infantil contemplado foi o Vera Alba Congro Bastos, no bairro Uirapuru.

Ceinf_parque pneu_4_prefeito_3A inauguração contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, da diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima, além de técnicos da Semed e comunidade escolar

O professor Felipe Augusto da Costa Souza e o agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira, criadores do projeto Arte com Pneus, montaram na área externa do ceinf, 17 peças, incluindo pula-pula, balanços, quadriciclos, circuito psicomotor, uma montanha de pneus e pela primeira vez, um mini-campo de futebol, que já se tornou o espaço mais disputado entre os pequenos. Também foram revitalizados o jardim e a horta, que ganharam canteiros de proteção com os pneus.

Ceinf_parque pneu_4_prefeito_2Desenvolvimento

O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da parceria entre a Semed e a Agepen, que já beneficiou 1,6 mil crianças. “Nós estamos trabalhando para oferecer o melhor para nossas crianças e esse trabalho junto com a Agepen tem contribuído muito com o desenvolvimento delas, produzindo esses brinquedos”, disse.

Para a secretária de Educação, Elza Fernandes, a oportunidade de ressocialização oferecida aos internos do Presídio de Segurança Máxima, que produzem as peças do parquinho, é um dos principais benefícios do projeto. “Além de contribuir com a questão pedagógica de nossos alunos, estes internos têm a oportunidade de serem vistos com respeito pela sociedade”, afirmou.

Ceinf_parque pneu_3A representante da Agepen, Elaine Arima, concorda com a secretária e pontuou que o projeto é um importante aliado no processo de ressocialização dos detentos. “Agradecemos essa oportunidade de poder ver os presos trabalhando nesse projeto que pode atender várias crianças. É muito bom ver essa criançada brincando nesses parques que foram produzidos por eles”, frisou

Ceinf_parque pneu_4_prefeito_5Ecologia

O projeto Arte com Pneus também busca minimizar o impacto ambiental e dialogar com os profissionais sobre os conceitos pedagógicos que podem ser explorados através dos brinquedos. Na opinião da diretora do Centro Infantil, Marina Cezária da Silva, o parque de pneus vai além das brincadeiras e será um instrumento importante no desenvolvimento dos projetos pedagógicos da unidade.

“Eu estou vendo esse parque como um grande ganho. As peças irão ajudar na aprendizagem porque temos as atividades físicas, de coordenação motora, a questão das cores e dos movimentos e atividades psicomotoras. Será um desenvolvimento para as crianças que repassarão para suas famílias estes ensinamentos”, ressaltou Marina Cezária.

Ceinf_parque pneu_5Segundo o professor Felipe Augusto, a proposta é envolver as crianças, professores, funcionários, pais e comunidade presidiária nas questões ambientais, trabalhando a interdisciplinaridade. Outro ponto importante é valorizar a criatividade das crianças através de atitudes ecológicas e trabalhar o coletivo, incentivando a defesa do meio ambiente local.

Recicláveis

Ceinf_parque pneu_6Mãe das pequenas Letícia, de três anos e Eduarda, de sete meses, a dona de casa Flaviana Rita de Araújo, comenta sobre a mensagem ecológica transmitida pelo projeto. “Eu acho interessante, é bom, porque as crianças aprendem a valorizar as coisas recicláveis. A maioria das pessoas deixam pneus jogados e eles podem ser reaproveitados. A minha filha em casa fala para levarmos pneu para pintar em casa, porque ela quer que eu plante flores em casa”, revelou.

Os demais Ceinfs que já receberam os brinquedos de pneus foram: Rafaela Abrão, Ayd Camargo Cezar, Novos Estados e Paulino Romeiro Paré