Olhos curiosos e ouvidos atentos dos alunos às histórias contadas pela equipe que coordena as bibliotecas escolares da Reme tem sido uma cena comum em sete escolas e quatro ceinf’s (Centros de Educação Infantil) da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participam da 18ª edição do Prolerzinho. A iniciativa, que  busca o trabalho de mediação de leitura com crianças no Ensino Fundamental, prossegue até a próxima semana com a participação de, aproximadamente, 400 alunos.

Prolerzinho_2O Prolerzinho integra o Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura), que é um programa nacional, criado pelo Ministério da Cultura, que estimula ações para a leitura. Ele é desenvolvido através de comitês que trabalham com base na realidade de cada região do país, buscando atender às demandas das comunidades onde atuam.

Na edição deste ano, quatro ceinf’s e sete escolas estão sendo beneficiados pelo programa. A novidade é a inclusão de duas escolas do campo, que também estão recebendo a visita de técnicos da Semed que vão às unidades para contar histórias e desenvolver atividades lúdicas alusivas ao livro trabalhado diversos temas com a turma.

De acordo com a bibliotecária, Rosilene de Melo, o comitê do Proler escolheu uma escola de cada região da cidade para ser atendida. “Buscamos atender escolas que ainda não haviam sido contempladas com as ações em anos anteriores”, disse.Prolerzinho_4

 Dinâmica

A dinâmica de atividades envolve leitura de um livro escolhido pelo técnico e na sequência, desenvolvimento de atividades de interpretação da história através de jogos, desenhos e ações lúdicas. Cada dinâmica dura de uma a duas horas. “Incentivamos o professor da sala também a participar, pois ele é o exemplo das crianças, especialmente nos ceinf’s. Se o aluno vê o professor lendo, levando um livro para casa, vai querer fazer o mesmo”, ressaltou.

O fato de as escolas da Reme já terem projetos de incentivo à leitura é um facilitador. “Quando chegamos às escolas e começamos a conversar com as crianças percebemos que elas têm o hábito de ler pelo vocabulário e inclusive chegam a discutir sobre alguma obra”, revelou Rosilene.

Prolerzinho_4Unidades escolares participantes

​Participam da 18ª edição do Prolerzinho, as escolas do campo “Darthesy Novaes Caminha” e “Oito de Dezembro”, “Dr. Plínio Barbosa Martins”, “Professora Eulália Neto Lessa”, “José Mauro Messias”, “Professora Ione Catarina Gianotti Igydio’ e “Elizabel Maria Gomes Salles”. Já os Ceinfs participantes são “Professor Eloy Souza da Costa”, “José Moreschi”, ‘Bem-Te- Vi” e “Tia Eva”.