A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), promoveu entre os dias 18 e 29 de outubro uma capacitação voltada para os servidores que atuam no setor de contabilidade do Executivo Municipal, ou que se relacionam indiretamente com a função. Cerca de 50 servidores de vários órgãos e entidades da Prefeitura participaram do curso “Entendendo as Demonstrações Contábeis Aplicada ao Setor Público (DCASP)” ministrado pelo professor, escritor e analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó.

O controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves destacou que a capacitação foi planejada com muito cuidado para que pudesse atender a realidade da Administração, proporcionando aos servidores o debate de temas atuais e relevantes para o melhor desenvolvimento das atividades contábeis.

“Capacitar o servidor será sempre a melhor maneira de aperfeiçoar a prestação do serviço público. A educação continuada estimula o desenvolvimento pessoal e consequentemente o da instituição pública”, acrescenta Luiz Afonso.

A capacitação que aconteceu de forma virtual, abordou temas corriqueiros do setor administrativo e financeiro, como por exemplo, a classificação e análise de balanços do setor público decorrentes das transações de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, típicas da Administração Pública.

Para a servidora Janeth Queiroz, auditora-geral do Município, o curso vai ao encontro da necessidade de atualização do setor, atendendo principalmente os requisitos exigidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, além de aperfeiçoar a apresentação da prestação de contas do Poder Executivo ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

“A atualização constante se faz necessária tendo em vista a complexidade do tema e dos trabalhos desenvolvidos no dia a dia, além das diversas mudanças que ocorrem na contabilidade aplicada ao setor público”, ressalta Janeth Queiroz.

A auditora-geral ainda destaca que o debate entre os órgãos e entidades do Município auxiliam no trabalho que vem sendo desenvolvido pela unidade, pois agrega valor, além de melhorar os procedimentos da instituição, apontando a correta aplicação dos recursos públicos.

“O sistema de controle interno está presente em toda a Administração Pública, atuando no controle e planejamento das informações contábeis, orçamentárias e financeiras. Além de proporcionar uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhoria dos processos de gestão de riscos, controle interno e governança, auxilia”, finaliza a servidora.