Na última semana, projeto que integra ação inédita da Agência Municipal de Habitação (Emha) entregou roupas e alimentos a instituições que promovem a cidadania e bem estar a comunidades carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grade. Cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis e mais 500 peças de roupas em bom estado de conservação foram doados às ONGs. Trata-se de uma contribuição a mais à população, tendo em vista que o trabalho da Agência se expande para além dos limites da pasta da habitação de interesse social.
A iniciativa, a princípio apenas entre os servidores da Emha, estendeu-se a parceiros e cidadãos de todas as partes da Capital. Os 200 quilos de alimentos foram doados ao Lar dos Sonhos Positivos, uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que presta serviços de apoio à crianças e famílias vivendo e convivendo com o vírus HIV.
No momento, mais de 40 crianças e pré-adolescentes recebem o apoio da ONG, com acompanhamento psicológico, social, de saúde e educação. Dos 200 quilos doados, a empresa equipamentos automotivos Pole Position contribuiu com 150 kg de alimentos arrecadados junto à festa junina comemorada entre os funcionários da empresa. A ação é proveniente da parceria do setor privado em consonância com o trabalho do Poder Público Municipal.
Para Lucimeire Soares Rocha Figueiredo, assistente social do Lar dos Sonhos Positivos, as doações de mantimentos são fundamentais para a manutenção do trabalho oferecido às crianças e jovens com HIV. “Dependemos dos alimentos tanto para a alimentação das crianças aqui no Lar, quanto para as famílias, já que também fornecemos cestas básicas. Nós as organizamos e mandamos para a casa das crianças”, informou.
Meire, como é conhecida na instituição, ainda ressalta que a organização não governamental também precisa de doações em dinheiro. “Temos um alto custo com funcionários que estão em atendimento a essas crianças e jovens, por isso, nós também divulgamos a conta corrente para quem quiser fazer doações financeiras. Basta a pessoa entrar em contato conosco pelo telefone, que repassamos os dados bancários. Nós agradecemos muito o apoio da sociedade que tem essa consciência de que os nossos pequenos precisam viver com dignidade”, salientou.
Outra instituição social recebeu 500 peças de roupas da Emha do Bem. Cris Matos, que trabalha na parte administrativa da ONG que atua de maneira sigilosa, relata que a organização sem fins lucrativos atende mulheres vítimas de violência doméstica, todos os dias. “Essa doação foi muito importante porque a gente recebe mulheres e crianças, constantemente. Muitas saem de casa só da roupa do corpo e buscam o nosso auxílio com os filhos até 14 anos. As roupas são fundamentais, tanto para as mães, quanto para as crianças”, ressaltou.

Bem que se estende
Para quem quiser fazer doações para o Lar dos Sonhos Positivos, basta entrar em contato pelos telefones (67) 3365-0590 ou pelo (67) 98474-2485 (WhatsApp). E as doações para a instituição que atende mulheres vítimas de violência podem feitas através dos telefones (67) 98146-9962 (Cris Matos) ou através da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) localizada no Parque dos Poderes.