As obras da última etapa do macroanel rodoviário de Campo Grande, ligação entre as saídas de Cuiabá e Corumbá, devem estar concluídas ainda no primeiro semestre de 2019, cronograma que poderá ser antecipado dependendo das condições climáticas.

Neste sábado, o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, vistoriou as obras que estão concentradas neste momento na terraplanagem da rotatória com a MS-010 e na abertura dos últimos mil metros da pista onde a Prefeitura resolveu as últimas pendências com desapropriações.

Dos 24 quilômetros que abrangem o traçado integral desta etapa, mais de 21 quilômetros estão prontos. Falta ainda um quilômetro no trecho entre a MS-080( saída para Rochedo) e a MS-010( saída para Rochedinho) e outros dois na etapa seguinte, entre a MS-010 e a BR-163. Serão construídas rotatórias nos três entroncamentos rodoviários do trecho.  IMG-20181208-WA0015“A obra é de extrema importância para nossa cidade e estava parada desde 2011, mas retomamos. O macroanel vai tirar os caminhões do Centro da cidade, para que eles possam escoar os seus produtos com uma zona de conforto maior e com menos estresse para todos”, destacou o prefeito.

Na avaliação do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, embora só falte três quilômetros de pavimentação para serem executados, o prazo de conclusão pode ser estender até seis meses, por causa do período de chuvas. Ele ainda está detalhado junto ao DNIT o projeto da rotatória no trecho final  do macro anel na BR-163.

Na próxima terça-feira (11)  está programada uma nova reunião técnica para concluir o projeto. A parte de drenagem e terraplanagem já foi concluída e nos últimos 60 dias a empreiteira executou aproximadamente três quilômetros de pavimentação.

Readequações

Para que a obra do macroanel fosse retomada, a Prefeitura resolveu várias pendências: prorrogou o convênio vencido em maio do ano passado; fez a reprogramação (com aval do DNIT) para incluir novas obras e terminar as últimas desapropriações que só no trecho afetará 46 propriedades.

IMG_1237O projeto passou por ajustes para contemplar a construção dos colchões drenantes, que não estavam previstos na proposta original.  Também foi preciso alterar os projetos das rotatórias que foram mudadas, por exemplo, para se adequar a duplicação da MS-080. As alterações exigiram um aditivo de R$ 1.603.513,62 no convênio.

Com os aditivos (para atualização de planilhas que ficaram defasadas após quatro anos de paralisação) e reprogramação, para inclusão de novas obras, o macroanel fechará com um custo total de R$ 37 milhões. Já foram aplicados R$ 21 milhões e até a conclusão da obra serão investidos mais R$ 16 milhões.

Entre a MS-080 (saída para Rochedo) e a MS-10 (saída para Rochedinho), 12 quilômetros estão prontos, falta  asfaltar apenas 700 metros. O trecho seguinte, entre a MS-10 e BR-163, tem 2,5 quilômetros asfaltados e faltam concluir seis quilômetros.

Microrrevestimento e Cidade do Natal

O prefeito também acompanhou o serviço de microrrevestimento na Rua Doutor Dolor Ferreira de Andrade, onde uma equipe recupera o pavimento da Avenida Mascarenhas de Moraes até a Rua 13 de Maio.

Na sequência, acompanhou os últimos detalhes para inauguração da Cidade do Natal, que acontece na noite deste sábado, às 19 horas, com Show da Luna.

A Cidade do Natal de 2018 conta com uma ampla área kids, artesanato e a presença do Papai Noel todos os dias, das 17 às 23 horas, além de mais de 60 atrações musicais.

A decoração é toda inspirada no tema Ramos da Fé, da luz, da luminosidade, com  o tradicional presépio instalado logo na entrada da Cidade do Natal.

A praça de alimentação ganhou um pergolado, que além de um charme especial, protegerá as famílias dos dias chuvosos.  Os preços vão de 8 a 26 reais, oferecendo lanches, salgados, comidas e sobremesas.