O Codecon – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande realizou na manhã desta terça-feira (14) sua reunião ordinária de número 189, a última deste ano, onde foi realizada a apresentação, apreciação e votação de 3 novos processos de concessão de incentivos previstos no Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

Os projetos aprovados deverão injetar pouco mais de R$ 10 milhões na economia da Capital, com previsão de criar 57 novos empregos diretos assim que as empresas estiverem instaladas. A seleção dos candidatos aos empregos deverá ser realizada pela Funsat (Fundação Social do Trabalho).

O titular da Sidagro, Rodrigo Terra, destacou a atuação dos conselheiros neste ano de 2021, quando foram realizadas 8 reuniões. “Ao todo foram analisados 43 processos e aprovados 39, pelos quais essas empresas se comprometem a criar 1059 empregos além de manterem 1.085 empregos já gerados, prometendo investir cerca de R$ 200 milhões em nossa cidade, propostas que foram analisadas minuciosamente por cada conselheiro e agradecemos o comprometimento de todos”, ressaltou.

“A participação das instituições no Conselho traz uma visão ampla das necessidades das empresas que estão se instalando no município, mostrando como podemos apoiar na geração de emprego, renda e arrecadação de impostos” afirma Tetis Maria Gonçalves, conselheira que representa o Sebrae. Para ela, o Conselho tem essa visão geral e consegue realizar uma análise criteriosa dos processos.

Na quinta-feira (16), a Prefeitura vai assinar 4 termos de compromisso de autorização dos incentivos do Prodes, processos que já passaram pelo Codecon e pela Câmara de Vereadores. A assinatura será no Teatro Municipal às 15h. E para 2022 já está prevista a primeira reunião do Conselho para o dia 11 de janeiro às 8h30 na sede do Sebrae.

Novo Prodes

No início de 2022 entrará em vigor a Nova Lei do Prodes, que vai atender os interesses não apenas de médio e grandes empresários, mas também facilitar e desburocratizar os incentivos fiscais para Microempreendedores Individuais (MEI), Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), tornando a concessão mais ágil para esse público. Em Campo Grande, 92% das empresas são MEI ou ME.

A nova Lei prevê também o fortalecimento do Codecon, ampliando a sua composição de 14 para 18 membros, com o propósito de conferir maior participação da sociedade nas decisões relativas ao desenvolvimento da cidade.

Projetos aprovados

As empresas que tiveram seus pedidos aprovados nesta terça-feira são: MARCELO FERREIRA AVALO – ME–Transportes rodoviários municipal, intermunicipal, interestadual e internacional de cargas em geral, entre outros. Essa empresa pretende investir R$ 3.500.000,00 para criar 15 novos empregos diretos; SÃO GABRIEL TRANSPORTES EIRELI – Transporte de cargas e encomendas estaduais e interestaduais, entre outros. Essa empresa pretende investir R$ 5,5 mi para criar 17 novos empregos diretos; EDMILSON LUIZ TELES DE SOUZA – Fabricação de produtos de papel para uso doméstico e higiênico-sanitário. Está propondo investimento de R$ 1,1 mi, visando criar 15 novos empregos.