Como parte das ações de promoção e incentivo ao processo de Educação Ambiental e preservação do Meio Ambiente o prefeito Marquinhos Trad esteve no Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar – CEA Imbirussu para lançar a obra de revitalização do local que desde sua inauguração já recebeu 10 mil visitantes.

7Z2A7357 (Copy)Marquinhos, ciente da relevância do CEA Imbirussu para toda a região e das atividades desenvolvidas no local, parabenizou o trabalho implementado e destacou.

“Este é um importante local de preservação ambiental onde a população tem um espaço público voltado para a convivência harmônica com o meio ambiente. Faremos toda a reestruturação, obedecendo normas ambientais para oferecer maior conforto àqueles que buscam o local, assim as práticas ambientais desenvolvidas aqui poderão ser ampliadas”.

Na obra de revitalização do CEA Imbirussu estão previstas a recuperação do piso solo cimento de aproximadamente 950m², das rampas de acesso, substituição das passarelas (ponte) de madeira pó pontes de concreto protendido, o cercamento da área próxima à margem do córrego, reforma geral dos banheiros com a instalação de barras de apoio nos lavatórios e vasos sanitários, recuperação e pintura da fachada de madeira e portão de acesso, recuperação do canal de águas pluviais e minas com a retirada de entulhos, pintura das sinalizações viária, paredes, janelas, portas e ferragens, manutenção do telhado com a troca dos forros, reposição das vidraças e recuperação da estufa externa.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destacou a importância da obra para a comunidade local.

7Z2A7400 (Copy)“Ansiávamos por esta revitalização geral, uma manutenção pesada será feita, algo que nunca ocorreu desde a inauguração do CEA. Um local de grande relevância não somente pelo fato de abrigar um Centro de Educação Ambiental, mas principalmente por ser uma Área de Preservação Permanente (APP), utilizado inclusive como referência na promoção da Educação Ambiental”, diz Luis Eduardo.

A moradora, Maria Francisca Silva, prestigiou o lançamento das obras, pois além de já participar de ações desenvolvidas no local, também anseia por melhorias.

“Estamos frequentemente aqui no CEA, utilizamos o espaço para a prática de exercícios físicos. Nosso grupo que freqüenta diariamente aqui sabe que além de cuidarmos da nossa saúde precisamos também cuidar deste local que é excelente, adoramos estar aqui e isso mudou a nossa vida, vêm pessoas de outros bairros para praticar exercícios e estar pertinho da natureza renova nossas energias”.

A coordenadora da Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, Elisângela Almeida Martins Marciano, esteve presente com a turma do quarto ano e demais professoras, pontuou o relacionamento dos alunos com o Centro de Educação Ambiental.

“Temos um relacionamento antigo, todos os anos diversas turmas visitam o local, o gestor do CEA é nosso parceiro levando palestras na escola, além das atividades realizadas aqui também. É de grande interesse dos professores estarem neste local, conhecendo o ambiente. O CEA Imbirussu proporciona uma aula maravilhosa a campo, experiências importantes para os alunos. Essa obra é muito bem-vinda, a expectativa dos alunos é voltar a atravessar pela ponte, aproveitando de toda a beleza que essa reserva oferece para nós”.

7Z2A7411 (Copy)A moradora do Jardim Itália, Marli Nascimento, também marcou presença no evento parabenizando a iniciativa da atual gestão em revitalizar o espaço. “Essa revitalização é super importante para a população do Jardim Itália, o CEA é um local onde diversas atividades podem ser desenvolvidas, como por exemplo, cursos, palestras, para realizar caminhadas e outros exercícios, os alunos sempre estão visitando, então é uma área de grande importância para nós, um verdadeiro ponto de encontro da comunidade, atendendo desde as crianças até os idosos”.

Inaugurado em novembro de 2011, a partir da revitalização e adaptação do prédio onde anteriormente funcionou uma escola municipal, o CEA Imbirussu encontra-se às margens do Córrego Imbirussu, uma área rica em vegetação, que abriga um dos viveiros de produção de mudas para a arborização urbana de Campo Grande, sendo moradia também de diversas espécies de animais dentro da nossa Capital.

Composto de uma ampla área para realização de eventos educativos de cunho ambiental, com a estrutura física dotada de auditório, espaços multiuso, Horto Florestal, trilha ecológica, laboratório de ciências, observatório, biblioteca (sala verde), sala de arte (dança e práticas esportivas) e espaços de convivência. O local está à disposição das escolas para desenvolver ações com os alunos, sendo um convite perfeito à reflexão e a vivência de práticas sustentáveis para a população em geral.

Durante a realização das obras o CEA Imbirussu permanecerá aberto seus visitantes. A obra está orçada em cerca de 380 mil reais que serão subsidiados por meio de processo de Compensação Ambiental.

Serviço: o CEA Imbirussu é situado na Av. Amaro Castro Lima, n. 2200, Bairro Popular.