Parceria entre a Semed (Secretaria Municipal de Ensino) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) entregou nesta quarta-feira (11), o quarto parquinho de pneus produzido por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima da Capital.

A unidade contemplada foi o Ceinf Novos Estados, que atende 170 crianças de quatro meses a quatro anos. O parquinho conta com 15 peças, entre escaladores, triciclos, centopeias, carrinhos e balanços, incluindo um adaptado para crianças com paralisia cerebral, garantindo a inclusão no momento de recreação.

Além dos brinquedos, que foram produzidos dez internos do regime fechado e montados por outros quatro detentos do regime semi-aberto, a unidade também teve a horta e o jardim totalmente revitalizados com pneus.400A0976

De acordo com o professor Felipe Augusto da Costa Souza, que desenvolveu o projeto “Arte com Pneus” junto com o agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira, a intenção é inaugurar um parquinho por mês na Reme (Rede Municipal de Ensino).

“Para nós é muito importante a realização desse projeto, pois através dele, além de proporcionar um ambiente de grande magia para as crianças, trabalhamos também a ressocialização dos internos do sistema penitenciário da Capital, que é de grande importância para a sociedade”, disse Felipe.

O professor também destacou a importância da reutilização dos pneus descartados de forma a evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti. “Fazemos a coleta desses pneus, evitando que sejam descartados de forma irregular no meio-ambiente. Com isso ainda incentivamos a reciclagem e a educação ambiental”, frisou.

Pedagógico

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou que o parquinho é uma ferramenta pedagógica importante para os alunos e vem somar ao conteúdo trabalhado em sala de aula. “Esse projeto ganhou força ano passado e está sendo muito enriquecedor para nossos alunos que dispõem de um recurso importante para o seu desenvolvimento motor e aprendizagem”, afirmou.

As demais parcerias fechadas com a Agepen este ano também foram destacadas pela secretária, que falou sobre a confecção de roupas de balé para as crianças que participam dos projetos de arte da Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Semed e dos brinquedos produzidos com linhas de crochê. “Não fazemos nada sozinhos. A partir deste projeto surgiram outras parcerias que irão utilizar o trabalho das detentas do presídio feminino e também vamos reativar a marcenaria da secretaria de educação, através dessa parceria”, revelou.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, disse que são mostradas fotos e vídeos aos detentos que participam do projeto para que eles vejam a reação das crianças. “Para nós é um prazer enorme vê-los colaborando com a educação, oferecendo mais divertimento para as crianças Através dessa parceria maravilhosa fazemos com que a sociedade receba os presos com respeito”, destacou.

A diretora do Ceinf, Isabel Rodrigues Pirré, compartilha da mesma opinião. “Ficamos contentes porque desde o ano passado temos esse desejo. Além do parquinho, o espaço será utilizado para várias outras atividades, já que são as crianças que cuidarão da horta que também utiliza pneus. Vamos aproveitar em várias disciplinas, explorando todos os temas”, comenta Isabel.

A Presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) do Ceinf, Camila da Silva Bueno, enfatizou que o uso de pneus no espaço contribui com a conscientização dos alunos, além de valorizar o espaço de recreação. “É mais uma motivação para eles brincarem foram da sala de aula. São brinquedos que ajudam no desenvolvimento da criatividade”, ressaltou.

Os demais Ceinfs que já receberam os brinquedos de pneus foram; Rafaela Abrão, Ayd Camargo Cezar e Paulino Romeiro Paré, o que totaliza 515 crianças da Reme contempladas.