Transformar em realidade, o sonho de brincar em uma casinha que possa reunir todos os elementos do imaginário infantil. Foi o que fez os funcionários e pais do Ceinf (Centro de Educação Infantil) “José Carlos de Lima”, no bairro Moreninha IV.

Unindo forças com a APM (Associação de Pais e Mestres) a direção da unidade inaugurou, nesta quarta-feira, para as 272 crianças do Ceinf, o “Cantinho do Brincar”.

A casinha, construída em alvenaria no parquinho da escola, também era o sonho dos pais, que desejavam que os filhos tivessem um espaço para brincar com a realidade. A casa tem 22 metros quadrados e os materiais foram comprados com a união da comunidade e equipe escolar.

Os pais que atuam na área de construção ajudaram a concretizar o projeto através de pintores, marceneiro, eletricista e pedreiro.

O projeto de construção da pequena residência estava sendo estudado desde o ano passado. A idéia inicial era construir um parque de areia, mas o projeto implicava algumas restrições por conta do cuidado com a areia. Em uma associação de idéias, a comunidade optou pela Casinha, pelo fato de que será possível desenvolver atividades diversificadas no espaço.

A diretora do Ceinf, Clemilda Silva conta que o projeto era montar um espaço em que os professores pudessem trabalhar vários temas específicos durante o ano. “Criamos o espaço para trabalhar várias temáticas e histórias com as crianças”, explica.

Com a proximidade das festas juninas, a casa já está equipada com objetos e elementos que remetem a vida no campo. Uma réplica de fogão a lenha, utensílios de madeira e até uma cestinha com ovos caipira de brinquedo compõe a cena de uma cozinha rural. Tudo para que os alunos possam vivenciar uma realidade diferente de forma lúdica.

Para a atendente de call Center Carla Fernanda dos Santos, mãe do aluno Miguel Malaquias, que estuda no berçário 2, o espaço ressalta valores culturais do dia a dia de uma família.

“Eu acho importante porque ajuda no processo de aprendizagem da criança. É legal eles brincarem um pouco com cultura e a realidade do que temos em nossa casa”, disse.

A microempresária Graziela Francisca da Silva, que participativa das brincadeiras com o filho entrou no mundo da fantasia e mostrou todos os objetos da casa e suas funções para o pequeno Heitor Casagrande, de apenas um ano e sete meses, cursando do berçário.

“Conheço o Ceinf desde a sua inauguração e o atendimento vem se aprimorando. A casinha ajuda muito porque eles não ficam somente na recreação. É como se fosse a casa da gente, é igual”, destacou.

A professora Elisângela Leon diz que o espaço é uma contribuição fundamental no processo de aprendizagem. “É uma grande conquista para o Ceinf e comunidade. Essa faixa etária que a unidade atende aprende através da brincadeira. É em espaços como a casinha que a aprendizagem acontece”, explica.

Feliz em vivenciar o faz de conta na cozinha fantasia, a aluna Maria Eduarda Guimarães expressa com poucas palavras como foi sua primeira experiência.

“Gostei muito porque tem a cesta de ovos de mentirinha e vidros também. Gostei também da abobora e do mamão”, contou.

Já para o aluno Miguel Fernandes, do Pré 2, que conversava sobre a novidade com os amiguinhos, os utensílios da cozinha caipira foi o que chamou mais a atenção.

“O que mais gostei foi a faca de madeira e depois os ovos de brinquedo. Quero brincar lá todo dias”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Ilza Mateus, que participou da inauguração do “Cantinho do Brincar, lembrou da importância do entrosamento da comunidade com o Centro Infantil.

“Acredito que a diretora e a equipe não conseguiriam tanto sucesso assim se não tivessem parcerias. Quando existe essa união com a comunidade tudo funciona bem. É muito importante a participação da família na vida escolar do filho”, concluiu Ilza Mateus.