Animais disponíveis para adoção no CCZ. (Foto: Elivelton Almeida)
Animais disponíveis para adoção no CCZ. (Foto: Elivelton Almeida)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande fica aberto neste feriado prolongado (12, 13), inclusive no sábado (14) e domingo (16), das 6h Às 21h. É uma boa oportunidade para adotar um dos 20 animais adultos ou 30 filhotes disponíveis para adoção.

Estes animais foram abandonados em locais públicos e foram recolhidos pelo CCZ. Eles aguardaram três dias – prazo para que o proprietário reaver a posse -, até estarem à disposição para adoção.

Entre os cães e gatos disponíveis, há animais adultos e estes são mais fáceis de adaptarem com um novo dono e normalmente eles são mais calmos, pois já tem o temperamento definido. São educados e muito espertos: aprendem muito rápido, principalmente animais que viviam abandonados, pois foram acostumados a se virar sozinhos pelas ruas.

Outra vantagem para adotar um animal adulto é o tamanho que já está definido, ao contrário de filhotes que muitas vezes “crescem demais” e são dispensados pelos “donos” por falta de espaço em casa. Além de tudo isso, são animais tão sofridos e estressados pela vida nas ruas, que ao encontrarem um lar e uma família que os acolha, são gratos e fiéis, amando incondicionalmente seus novos guardiões. “Os animais adultos são os que mais sofrem resistência na hora da adoção, mas eles são os que mais se adaptam ao novo lar”, garante a coordenadora e médica veterinária do CCZ, Iara Domingos.

Os serviços do CCZ acontecem nos sete dias da semana, como: vacinação antirrábica, recolhimento urgente de animais (cães e gatos atropelados, agressores), recolhimento de morcegos e as castrações agendadas.

A população pode levar os animais de estimação para a vacinação antirrábica. Os médicos veterinários da unidade trabalham para esclarecer dúvidas dos moradores sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificam as ações preventivas e educativas referentes à raiva.

Durante os cinco dias de feriado prolongado (de 11 a 15 de outubro), os profissionais do CCZ estarão de plantão para atender a população, das 6h às 21h. O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na Av. Senador Filinto Müller, nº 1601 – próximo ao Lago do Amor.