O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande vai disponibilizar à população uma linha telefônica para esclarecer dúvidas relacionadas ao coronavírus (Covid-19) e os animais de estimação. O atendimento será feito por um médico veterinário.

De acordo com a médica veterinária, Juliana Resende, coordenadora do CCZ, a iniciativa surgiu diante da necessidade de cumprimento do compromisso com a saúde única, que é baseado na interação da saúde animal, ambiental e humana, e em virtude da constatação do aumento na procura pelo atendimento não presencial do órgão em busca de informações neste período de quarentena.

“Em especial nos períodos de plantão, as pessoas acabam ligando no CCZ para tirar dúvidas em relação aos animais de estimação, como os cães, gatos e aves. E isso tem sido cada vez mais recorrente”, complementa.

A possibilidade de transmissão do Covid-19 do animal para o ser humano e quais as principais medidas de prevenção necessárias, por exemplo, estão entre as principais dúvidas, relata a coordenadora.

“Através deste canal será possível a pessoa esclarecer essas dúvidas e receber orientações sobre os cuidados com a saúde do animal e dela própria, como agir em situação de isolamento e suspeita da doença, entre outras recomendações”,pondera.

O serviço irá funcionar a partir desta terça-feira (14), de segunda à sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h, por meio do telefone (67) 2020-1794. Aos fins de semana e feriados, o órgão irá disponibilizar o número (67) 2020-1792, 06h às 22h, em regime de plantão.