Este primeiro dia do mês de setembro foi de muita festa no Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso, Adalgisa de Paula Ferreira (Vovó Ziza), que completou 10 anos de existência com ações para as pessoas da terceira idade da Capital. O secretário Municipal de Assistência Social (SAS), José Mário Antunes da Silva, representou o prefeito Marquinhos Trad durante a solenidade comemorativa do local, que contou com a presença de diversas autoridades.

Titular da SAS, José Mário Antunes da Silva

O titular da SAS, José Mário Antunes da Silva, destaca que os trabalhos do espaço de convivência do idoso são feitos com muito amor por parte dos 38 funcionários e também do prefeito Marquinhos Trad.

“Nesses dez anos do Centro de Convivência do Idoso foram inscritos aproximadamente 1500 pessoas. Atualmente, 1400 frequentam o local,  com um rodízio de 700 de manhã e o mesmo número à tarde. Este espaço é visto com carinho pelo prefeito Marquinhos Trad. Na medida do possível atendemos as solicitações das pessoas que diariamente utilizam este espaço”, diz José Mario.

O CCI conta com 17 atividades, entre elas: hidroginástica, pilates, ginástica, alongamento, dança recreativa, natação, academia, coral, dança de salão, dança coreografada, malha, sinuca, bocha, voleibol, oficina de inglês, oficina do saber e oficina da memória.

Clarindo Martins

Aos 74 anos, Clarindo Martins passa boa parte do tempo no CCI jogando partidas de sinuca. Para ele é uma terapia e a oportunidade de fazer novas amizades. “Aqui no CCI a gente esquece os problemas. Eu mesmo até recuperei de uma depressão com uma simples conversa com os amigos”, comenta.

Na placa de entrada consta o objetivo do CCI, “Local onde as pessoas sonham, aprendem, exercitam-se e saboreiam com gratidão a dádiva de cada amanhã. Neste centro as rugas se iluminam e o coração sorri renovando a vida com doçura e novas descobertas”.

O CCI foi construído no prédio do antigo Grêmio Enersul, que seria leiloado. A Prefeitura comprou o espaço, no qual foi transformado para as atividades direcionadas as pessoas da terceira idade.

O evento contou com a presença da deputada estadual Antonieta Amorim, vereador Valdir Gomes, vereadora Cida do Amaral, Secretário Especial de Segurança e Defesa Social (Sesde), Valério Azambuja e da subsecretária de Políticas para a Mulher (Semu), Carla Charbel Stephanini.