A partir de agora, pessoas com deficiência passarão a ter uma carteira de identificação para facilitar o acesso ao direito à meia entrada em museus, cinemas, shows artísticos, teatros, eventos esportivos e culturais, atendimento prioritário em órgãos públicos e privados, bem como estabelecimentos bancários e comerciais.

A iniciativa põe em prática a Lei Municipal nº 5.571/2015, que dispõe sobre a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com deficiência e criação de banco de dados das pessoas com deficiência no âmbito do município de Campo Grande. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) atende, atualmente, pelo menos 1.850 alunos com deficiência.

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação Especial da Semed, Mirtes dos Santos Jesuíno, o órgão também tem o cadastro de funcionários com algum tipo de deficiência. “Acredito que isso é um passo muito importante para a garantia de direitos individuais e dará mais visibilidade a essas pessoas”, observa.

“É um direito garantido que teremos na sociedade, na escola, em locais públicos, onde possamos ser atendidos e sermos beneficiados. Isto garante um direito previsto na Constituição”, considera o professor Adriano de Oliveira Gionatto, que também será contemplado com o beneficio..

Incentivo à socialização
Para a avó de Kauã Gariel Goes, nove anos, que tem paralisia cerebral aluno da Escola Municipal Bernardo Franco Baís, o documento é um incentivo a socialização da criança. “É muito importante, pois geralmente as famílias que têm pessoas deficientes têm um custo de vida alto, pois são muitos gastos. Recebendo esta carteira de identificação, é mais um incentivo, além de criar um ânimo para participar de uma vida social que o deficiente também merece ter”, disse Eva Aparecida Goes Pinheiro, 50 anos.

Para a secretária municipal de Educação, Leila Machado, a conquista foi um grande passo para o cumprimento de política pública. “Isso é o reflexo da postura do prefeito Alcides Bernal de colocar as pessoas em primeiro lugar, concedendo igualdade de oportunidades a todos. É o cumprimento de uma política que abrange toda uma sociedade”, ressalta.

A Prefeitura de Campo Grande realiza o censo da pessoa com deficiência em parceria com o Conselho Municipal de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência de Campo Grande, por meio das secretarias de Saúde (Sesau), de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), e Educação (Semed), além das entidades especializadas de atendimento das pessoas com deficiência. “Uma lei sem ser praticada é um direito que não é exercido. Essa iniciativa atende as secretarias para que, de fato e de direito, sejam efetivados os direitos dos deficientes. Estamos efetivando uma lei que foi regulamentada por nós e que garante o acesso a todos e espero que esse direito seja respeitado”, destaca o prefeito Alcides Bernal.