Com mais de 120 participantes, teve início na última quinta-feira o novo ciclo de capacitações oferecido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur). Nesta primeira turma, a temática abordada foi direcionada ao Programa Habite-se Legal e é voltada aos profissionais que atuam na construção civil nas áreas de Aprovação de Projetos e Regularização de Obras.

Semadur - curso Habite-se_1As capacitações visam atender as demandas decorrentes da publicação do Decreto n. 13.257/2017, que regulamentou o Art. 34 da Lei Complementar n. 74 e instituiu o Aprove Fácil e Habite-se Legal integrantes do Programa Morena Legal. As inscrições serão realizadas diretamente no site da Semadur.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, iniciou as apresentações apontando o empenho dos técnicos em sanar as potenciais dúvidas dos profissionais em relação à metodologia utilizada. “Estamos aqui hoje para auxiliar os profissionais, dirimir as dúvidas com relação aos programas. Desta forma, a tramitação dos processos será mais rápida e assim resultando na celeridade dos trâmites necessários para o início e entrega da obra”.

“Edificamos juntos a nossa cidade. A atual gestão está nos propiciando trabalhar de forma integrada. Vou adiantar hoje para todos aqui o que estamos chamando de Aprovação Digital II, uma nova etapa de inovação municipal, sermos referência nacional onde futuramente toda a tramitação relacionada aos empreendimentos será de forma digital, desde a expedição da Guia de Diretrizes Urbanísticas (GDU) abrangendo todo o Licenciamento Urbanístico como futuramente o Licenciamento Ambiental também digital. Uma integração por completo”,  enfatizou o secretário que completou. Para José Marcos, toda essa modernização está sendo possível por meio da iniciativa privada, entidades que acreditam em Campo Grande, numa cidade organizada onde todos contribuem para sua expansão.

Semadur - curso Habite-se_3Fabrício Rodrigues de Souza, engenheiro civil recém-formado, contou que as capacitações são excelentes oportunidades para os recém-formados adquirirem conhecimento do que não é abordado na faculdade. “Temos a  oportunidade de conhecer os sistemas que iremos nos deparar na realidade do mercado de trabalho e assim otimizando os procedimentos para os profissionais”.

Fernanda Paes, arquiteta e urbanista, que já atua no mercado, destaca o trabalho da administração municipal.  “É importante oferecer essas capacitações que consequentemente irão refletir não só no trabalho do profissional como no mercado de trabalho, pois são obras que poderão ser entregues mais rapidamente e assim atendendo nossos clientes de forma eficiente”, frisou.

Semadur - curso Habite-se_2Devido à grande procura para participar da capacitação voltada à temática “Habite-se Legal”, haverá um novo curso no próximo dia 29 de maio, às 16h no CEA Polonês.

Programação

As capacitações serão realizadas sempre a partir das 16h, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês), nas seguintes datas:

– Capacitação nova turma: Habite-se Legal – dia 29 de maio

– Capacitação: Acessibilidade – dia 07 de junho

– Capacitação: Aprove Fácil – dia 14 de junho

As inscrições serão realizadas diretamente no site da Semadur, clicando aqui.

Serviço: o CEA Polonês está localizado na Rua Corveta, n. 141, bairro Carandá Bosque.