A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, está ampliando a rede de assistência para serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. Nesta sexta-feira (30), às 9h30, na Escola do SUAS, será firmado o Termo de Aceite (ad referendum) para a implantação do Centro Dia para crianças de zero a seis anos com microcefalia e deficiências associadas e suas famílias.

Com isso, o serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias para o público de zero a seis anos com microcefalia e deficiências associadas cresce, ampliando também a rede de cuidados e atendimentos especializados, que deverá considerar as famílias inseridas no cadastro único, convivendo em situação de risco ou direito violado.

A secretária municipal de assistência social, Maria Angélica Fontanari, explica que o município de Campo Grande foi elegível para receber o cofinanciamento federal para apoiar a implantação da Unidade Centro Dia. “Fomos um dos municípios que vai receber esse recurso e ofertar um melhor Serviço de Proteção Social Especial para crianças com microcefalia, de zero a seis anos e suas famílias”, explicou.

Centro Dia para crianças de até 6 anos

O Centro Dia para crianças de até 6 anos caracteriza-se como um serviço de referência e apoio às famílias com crianças com microcefalia e deficiências associadas. Ele facilita o acesso ao direito constitucional à educação, articulando com sistemas locais de educação e com os setores da saúde, centros especializados em reabilitação (CER), serviços de tratamento e avaliação diagnóstica, rede de atenção psicossocial, estratégias de acessos a medicamentos, órteses e próteses, tecnologia assistida e demais atenções em saúde do SUS, para ampliar as condições de acesso das famílias.

Assinam o Termo de Aceite: Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre (secretária da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Maria Angélica Fontanari (secretária Municipal de Assistência Social), Gizeli Motta do Prado (presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), Wilson Pasquale (presidente do Conselho Estadual de Assistência Social).

O Termo de Aceite está em análise e aprovação do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e dos Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

(Matéria editada para inclusão de informação às 11h05 do dia 30/06/2017)