O “Junho Verde” foi marcado com a realização de uma série de ações de conscientização e de sustentabilidade em prol do meio ambiente. Realizadas pela prefeitura, as atividades aconteceram, ao longo do mês, em diversos pontos da cidade tendo como tema central “Todos juntos por uma Campo Grande sustentável”.

junho verde_3A programação contou com o lançamento da campanha “Diga Não às Queimadas Urbanas”, com o tema “Onde tem queimada, não tem saúde”.  A Chefe da divisão de Meio Ambiente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e integrante do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos, Mariana Massud, salienta a importância das ações previstas da campanha para chamar a atenção da população. “Começamos neste mês ações em 13 escolas municipais e a previsão e até setembro chegarmos a 40 unidades escolares”, comentou.  Também foram realizadas palestras na Casa da Mulher Brasileira e no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza”.

O Programa Reviva Campo Grande também esteve em pauta, abordando a abrangência, os impactos e as perspectivas para a região central da cidade. A palestra ocorreu durante a Semana do Meio Ambiente organizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

No dia mundial do meio ambiente (5 de junho), ocorreu a segunda edição do passeio guiado “Conhecendo as Águas de Campo Grande”, que teve como objetivo estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática socioambiental que envolve o planejamento urbano, resgatando também o papel central que as águas tiveram no surgimento e desenvolvimento do município.

No dia 6 de junho, na praça dos Amigos Vaguinho e Dalila, ocorreu o lançamento do projeto de revitalização de praças nas Regiões Urbanas de Campo Grande, com o objetivo de promover a intervenção de espaços públicos de lazer e recreação com uma gestão democrática e participativa desde o planejamento do espaço, durante a execução da proposta até a inauguração de cada praça.

junho verde_2Além disso, as boas práticas na gestão de Unidades de Conservação foram discutidas no Diálogo de Outono, realizado em 18 de junho, no Auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Durante o evento houve o debate e a reflexão, trazendo novas perspectivas para a gestão das Unidades de Conservação inseridas no município, bem como a exposição de fotos dessas localidades, em parceira com o Projeto de Extensão Click Verde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Frente Parlamentar Ambientalista de Mato Grosso do Sul.

Ecoponto

junho verde_4No dia 24 de junho foi entregue à população o Ecoponto União. O equipamento foi implantado pela prefeitura em parceria com a CG Solurb Soluções Ambientais e está funcionando na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no bairro União.

O Junho Verde encerrou , no dia 27 de junho, com o  II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado em Campinas (SP). O  secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, esteve presente na entrega do “Prêmio Destaque Nacional em Gestão Ambiental”, quando o município foi um dos contemplados com a premiação devido ao modelo de gestão ambiental municipal e as políticas públicas ambientais implementadas.

Serviço:

Junho Verde – Lei Municipal n. 5.812, de 20 de junho de 2017.