A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), apresentou na manhã desta quarta-feira (15), dentro da programação de aniversário da Capital, novos investimentos em tecnologia da informação. As novas ferramentas tecnológicas garantem acessibilidade e vão transformando Campo Grande em modelo de cidade inteligente.

O “Participa CG” é uma das novidades lançadas pela Prefeitura. Ele tem por objetivo aproximar a população da administração pública. Com ele, o cidadão participa de eventos que a Prefeitura promove e ainda recebe pontos que poderão ser revertidos em prêmios.

O cidadão que se cadastrar vai ter disponível para download ou impressão o cartão de identificação do projeto ‘Participa CG’. Nele estará inserido um QRCODE personalizado, que quando lido pela organização dos  eventos oferecidos pela Prefeitura, pontuará o participante, que poderá acompanhar tudo depois pela web.

A plataforma, quando acessada via web, também trará a agenda semanal dos eventos para que o cidadão acompanhe, estimulando   a atividade física, de lazer e ampliando a participação da população nos projetos de assistência social.IMG_9889 (Copy)

Outra ferramenta tecnológica e facilitadora foi criada ouvindo as críticas de quem acessa sites institucionais em busca dos serviços online. Pensando nisso, a Agetec desenvolveu o Portal do Cidadão, endereço que poderá ser acessado via computador ou celular, onde o usuário terá uma nova ferramenta de pesquisa para encontrar rapidamente todos os serviços oferecidos pela administração municipal, além de conseguir destacar como favoritos os serviços que mais acessa.

“Campo Grande está mais inteligente. A Prefeitura está oferecendo para o cidadão novas plataformas e autosserviços na área de tecnologia, que irão acelerar o atendimento das demandas, facilitar a busca por informações institucionais e estimular a troca de experiência entre o gestor e o munícipe. Trazer a população para participar da construção dessa cidade inteligente é o desejo do Prefeito e da Agetec”, declarou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.

Novas funções

O aplicativo ‘Fala Campo Grande’ vem com novas funcionalidades, voltadas à defesa do consumidor ao oferecer um canal direto com o Procon Municipal. Haverá a facilitação do início e do acompanhamento das demandas criadas na área.

As novidades também vão garantir a ampliação do universo de usuários do aplicativo ‘Todos no Ônibus’. As facilidades na utilização do transporte coletivo serão estendidas aos usuários que se locomovem com cadeira de rodas. É a extensão do aplicativo lançado em maio deste ano para os deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

Celeridade e objetividade

Outro avanço da Prefeitura Municipal é o Remodelamento do Sistema de Atendimento da Central do Cidadão – ATD Fácil. O sistema atual foi totalmente remodelado, está parametrizável e foi construído ouvindo os servidores que o utilizam.IMG_9868 (Copy)

Com esse novo sistema haverá a unificação dos cadastros de atendimento, o que irá facilitar o cidadão que utiliza os serviços oferecidos pelos diversos órgãos da administração. Antes utilizado apenas na Central de Atendimento ao Cidadão e na Funsat, o sistema poderá ser utilizado por todos os órgãos, principalmente aqueles que ainda utilizam a distribuição e controle de senha em papel. Ao gestor serão oferecidos relatórios sobre a quantidade e o tempo de atendimento, trazendo informação para tomada de decisão. A ideia é tornar o atendimento mais rápido e objetivo.

Para a Gerente de Atendimento do CAC, Ilana Cristina Miltos, um avanço a se comemorar. “A proposta de facilitar o atendimento nos entusiasma, pois poderemos, entre outras funcionalidades oferecidas pelo sistema, emitir relatórios de atendimento, e com essas informações, aprimorar nossos serviços”.