Neste sábado (21) Dia da Árvore, muitos campo-grandenses foram até a Avenida Afonso Pena para garantir a sua muda frutífera. A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, distribuiu 10 mil mudas frutíferas durante as ações da Semana da Árvore.arvore1

Rosália Martini Alves, secretária, levou seu filho Kaleb de cinco anos, para buscarem suas mudas e contou que o filho estava muito ansioso para garantir sua mudinha e fazer o plantio “Ele viu a ação e quer muito plantar em casa, estava super ansioso desde ontem a noite e hoje viemos buscar. É legal ver as crianças envolvidas, engajadas na preservação da natureza”.

Também estavam na fila Luci Sandin, dona de casa, acompanhada do esposo Pedro Guindo, motorista, e do neto Heitor de cinco anos, estavam na fila para adquirir suas mudas, o seu Pedro nos contou o desejo de ajudar a plantar mais e mais árvores “Tenho o desejo de quando estiver viajando na estrada poder sair espalhando sementes por onde passar. Temos figo em casa e hoje iremos aumentar nossas mudas frutíferas e o Heitor está acompanhando para arovore4ajudar a plantar”.

O Fábio Piu, manutencionista, levou a sogra, filho e até os cachorros pra buscarem as mudas, acredita que a ação seja importante, ainda mais por serem mudas frutíferas “Hoje não vemos mais tantas árvores frutíferas como antigamente víamos nas casas. Já temos um limoeiro e uma hortinha com temperos hoje estamos iremos incrementar nosso quintal”.

Benito Cristaldo, professor aposentado, garantiu mudas de amora e romã e enfatizou “É uma iniciativa louvável o que a Prefeitura vem fazendo para a comunidade, pois o ser humano tem mais é que preservar o verde, já que o verde faz parte da nossa vida, sendo na verdade fundamental para a nossa própria existência”.

Somente neste sábado foram mais de quatro mil mudas distribuídas e no domingo também haverá distribuição de mudas nos Alto da Avenida Afonso Pena, na Cidade do Natal.

Para Gisseli Giraldelli, superintendente de fiscalização e gestão ambiental da Semadur, as ações visam arvore6aumentar o cultivo das árvores. “Queremos que a população venha até nós, busque sua muda, pode levar para plantar no quintal de casa, em uma praça, no canteiro central, onde quiser. Esse tipo de ação desperta bastante interesse da população. Nessa época que estamos vivendo de mudanças climáticas além das queimadas, as árvores ajudam muito a melhorar o ar que respiramos”.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luis Eduardo Costa, enfatiza que o campo-grandense é consciente em relação à relevância das árvores para a qualidade de vida “Aqui notamos que as pessoas preservam, têm carinho pelas árvores. O campo-grandense tem o hábito de usufruir das sombras e frutas que as árvores oferecem e também quando notam algo de irregular nos denunciam. Além de que a preservação da arborização urbana só traz benefícios para todos como conforto térmico, diminuição da poluição, beleza entre outros”.

E neste domingo (22), a partir das 9h, haverá a distribuição de mais mudas frutíferas nos Alto da Avenida Afonso Pena, na Cidade do Natal.