A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Campo Grande começa na próxima terça-feira (24) e o objetivo deste ano é imunizar 197.820 pessoas do grupo de risco na Capital. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) seguirá a recomendação do Ministério da Saúde, em não adotar escalonamento para vacinação e o Dia D acontece em 12 de maio.

Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, devem receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; as gestantes; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior, devem receber as doses.

A vacina estará disponível nas 66 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) das 7h15 às 11h e das 13 às 16h45, podendo ter distribuição de senhas para organizar o fluxo de pacientes próximo do encerramento do expediente.

Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os doentes crônicos devem apresentar: laudo médico ou atestado da doença, podendo ser aceita cópia do receituário médico recente; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; profissionais de saúde: a carteira de conselho ou holerite; os indígenas: cadastro na SESAI. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

“Pedimos a compreensão da população do grupo de risco para procurarem as 66 unidades básicas de saúde e serem vacinados. Precisamos seguir o bom exemplo do ano passado, quando as pessoas do grupo de risco foram vacinadas de maneira tranquila, sem nenhum percalço”, disse a coordenadora da CVE, Mariah Barros.

A quantidade de doses destinadas para Campo Grande foi estabelecido pelo Ministério da Saúde com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e considera a população elegível ou do grupo de risco.

Para dar maior transparência e controle das doses, um balanço será divulgado semanalmente, a fim de informar a população. Além disso, os gerentes das UBSs e UBSFs serão os responsáveis pelo controle das doses nas unidades.