A Prefeitura de Campo Grande iniciou, no último domingo (3) as celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado no dia 5 de junho – com a presença e apoio à 1ª Caminhada Ecológica, promovida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e parceiros. O evento teve como objetivo celebrar a data e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos educadores e agentes sociais/ambientais de diferentes instituições que desenvolvem ações no campo da Educação Ambiental.

Caminhada_meio ambiente_3A ação, além de chamar a atenção da sociedade sobre a crescente escassez dos nossos recursos naturais, foi um alerta para os grandes impactos ambientais causados pelo homem e a crescente necessidade de preservar o meio ambiente de forma coletiva. Mais de 400 participantes engajados, de diversas instituições estiveram presentes demonstrando, a partir das diversas temáticas apresentadas, a importância da união de esforços para a preservação do Meio Ambiente.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luis Eduardo Costa, esteve presente apoiando o evento e destacando a união de esforços para destacar a relevância da preservação ambiental. “É importante as pessoas manifestarem de forma livre e agir de forma coletiva, mas o que realmente terá resultado é a conscientização individual de cada um, as ações de cada um perante a preservação do meio ambiente”.

Caminhada_meio ambiente_capaReflexão

Reflexão e sensibilização são aspectos fundamentais na conscientização individual para a educadora ambiental, Mara Calvis, que participou da Caminhada. “Atos como este contribuem para alcançar a conscientização ambiental das pessoas. O planeta irá cobrar por nossas atitudes. A semana do Meio Ambiente, que intensifica a discussão, auxilia no sentido de que juntos poderemos sensibilizar o maior número de pessoas possível, além da união das diversas instituições voltadas à causa fortalece ainda mais as nossas ações de preservação”, enfatizou.

Nesta segunda-feira, as atividades prosseguem com palestra que será realizada às 14h, no CEA Anhanduí, com o tema “Conhecer Para Proteger – Caracterização e Legislação sobre Veredas, com os especialistas: Ednilson Paulino Queiroz e Claudia Gonçalves Vianna Bacchi. Essa atividade faz parte do evento “Água na Academia: Da pesquisa à divulgação”. No mesmo dia, o CEA também recebe acadêmicos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Caminhada_meio ambiente_4A programação completa pode ser encontada no link Programação Semana do Meio Ambiente

Serviço: CEA Anhanduí está localizado na Avenida Presidente Ernesto Geisel, 3710, Bairro Guanandi II.