Realizada, tradicionalmente, no mês de aniversário da cidade, a Caminhada da Paz acontece na próxima sexta-feira (18.08) no bairro Dom Antônio Barbosa com a participação da população local, professores, estudantes e representantes de entidades. A concentração será às 7h30, em frente ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Rosa Adri, onde acontecerão apresentações de danças do Balé Kids Asas do Futuro e do Serviço de Fortalecimento de Vínculo do CRAS Rosa Adri, das Bandas do Instituto Mirim e da Guarda Municipal e do Projeto Tambor de Lata da Entidade Asas do Futuro.

A Caminhada da Paz, que está na 12ª edição, é promovida pela comunidade da região do Dom Antonio Barbosa com a parceria da Prefeitura de Campo Grande, sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). A programação prevê a caminhada iniciando pela Rua Lúcia dos Santos, seguindo pela Rua Evelina Figueirdo Selingardi e encerrando em frente à UBSF do Parque do Sol.

Cultura da Paz

O principal objetivo da caminhada é de sensibilizar a população, refletindo juntamente com ela a necessidade de se viver em paz dentro da comunidade e da família, nos lares e na própria sociedade como forma de enfrentamento à violência nas suas diversas expressões.

caminhada da paz_mapa UBSFA caminhada pela paz teve início no bairro Dom Antônio Barbosa em 2005, quando no mês de agosto, um soldado que servia o Exército levou um tiro e veio a falecer. O acontecimento foi na Avenida Evelina Selingard. Na época havia uma grande tensão entre os jovens das comunidades do Parque do Sol e Dom Antonio Barbosa.

.A idealizadora do projeto, Cleia Larsen lembra que a iniciativa teve início como forma de protesto quando resolveram trabalhar vestidos de branco por vários dias. “Foi então que começou a parceria com a prefeitura, com o apoio da SAS. Convidamos a comunidade escolar da escola Padre Tomaz Girardelli, o Cecapro com os idosos, o posto de saúde, os ceinfs do Lageado, do Los Angeles e do Aero Rancho para a nossa primeira Caminhada pela Paz pelo bairro. Saímos com faixas e bandeiras brancas”, disse Cleia Larsen. A partir desta data, a caminhada passou a fazer parte da programação do aniversário de Campo Grande.

Participantes

A caminhada da Paz contará com a presença da Escola Municipal Pe. Tomás Ghirardelli, Escola Municipal Tereza Noronha de Carvalho, Escola Municipal Gonçalina Faustina de Oliveira, Conselho Tutelar Sul, CREAS Sul, CRAS Aero Rancho, CRAS Guanandy, CRAS Vila Gaúcha, CC Tijuca, CRAS Canguru, CC Botafogo, CRAS Los Angeles, CRAS Moema, CEINF Ranza Bedoblin Domingos, CEINF Lageado, CEINF Professora Ayd Camargo Cesar, CEINF Joana Mendes dos Santos, Projeto Asas do Futuro, Projeto Ato, Escolinha de Futebol Real, Rede Solidária, UBSF Parque do Sol, Associação de Moradores Parque do Sol, Associação de Moradores Dom Antônio, Associação de Moradores Jardim Colorado.

Também participam a Polícia Militar Cavalaria Montada, Cata MS, Cooperativa Novo Horizonte, Coopermas&Atmaras, Pastoral da Criança, Centro Espírita Caravana da Luz, I Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada/Cavalaria.