A  Agência Municipal de Trânsito (Agetran), em parceria com a Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos,  realiza nesta terça-feira (23) mais uma edição da ação: “Esta vaga não é sua nem por um minuto”. A iniciativa integra, para alertar sobre a importância das vagas exclusivas, integram as atividades do Movimento Maio Amarelo.

Cadeiras de rodas ocuparão vagas de estacionamento na Rua 14 de Julho, entre a Afonso Pena e a Barão do Rio Branco, das 8 às 11 horas, para trabalhar a sensibilização e o respeito aos direitos da pessoa com deficiência.

A ação tem por objetivo mostrar aos motoristas o quanto é ruim chegar a um estacionamento e encontrar um veículo parado em uma vaga que não lhe pertence por direito. Utilizando frases de impacto nas cadeiras, entre elas “É só um minutinho” e “Volto logo”, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade sobre o respeito às vagas de estacionamento para pessoas idosas ou com deficiência.

O coordenador de Apoio a Pessoa  com Deficiência, David Marques, ressalta a importância do evento, também realizado no País inteiro, para trabalhar a conscientização da população, com intuito de que a cidade esteja cada vez mais acessível.

Regulamentação

No dia 30 de maio, às 8h30, no auditório do IMPCG,  o Ministério Público em parceria com a Agetran , GCM e Bptran fará reunião com as empresas privadas para que regulamentem seus estacionamentos, as vagas especiais para deficientes e idosos com sinalização vertical e horizontal.

Várias mudanças foram feitas pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que regulou a inclusão da Pessoa com Deficiência e, também, proveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro.

A infração era multa leve, passando a multa gravíssima para esse tipo de infração, o que pode gerar 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Para Ivanise Rotta, do setor de Educação do Trânsito da Agetran, estacionar em vagas reservadas, sem a credencial, é também falta de ética e de educação. Deve ser um cuidado constante dos motoristas para não prejudicar quem necessita da vaga e a quem é de direito.

Durante todo o mês, as ações do Movimento Maio Amarelo promovem campanha educativa sobre  os cuidados no trânsito para reduzir o número de acidentes e preservar vidas.