Em Campo Grande, o sinal analógico de TV será desligado no dia 14 de agosto de 2018 e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. A  TV Digital é um passo importante para a modernização das telecomunicações no Brasil. Nessa segunda-feira (10), gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) receberam orientações sobre a distribuição de conversores digitais à população de baixa renda, assegurada pelo Governo Federal.IMG_20180409_082152859

A ideia do encontro foi orientar os coordenadores quais os principais procedimentos para atender a demanda de Campo Grande assistida pela rede socioassistencial. De acordo com a SAS, todos os beneficiários do Bolsa Família têm direito a receber de graça o conversor, que garante sinal de maior qualidade, com som e imagem digitais.

“Nem todas as pessoas têm condições de comprar um aparelho televisor novo, especialmente as famílias carentes. Para isso, o Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações criou o Conversor Digital Bolsa Família, uma opção simples e barata para beneficiários de programas sociais terem acesso a um sinal de qualidade superior”, justificou o representante regional do programa Seja Digital, Wellington Vidaurre.

Como receber o Conversor Digital Bolsa Família

Primeiro, o interessado deve entrar no site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147. Depois desse primeiro passo, será necessário preencher os seus dados nesse site, indicando o seu endereço, o número do seu documento e também algumas outras informações que serão solicitadas, como o número do seu cadastro no Programa Bolsa Família.

Para receber o kit é necessário agendar a retirada nas agências dos Correios, conforme disponibilidade. Todo o kit conversor digital Bolsa Família será gratuito, restando apenas ao usuário arcar com a instalação desse aparelho, que traz diversas vantagens.

A Superintendente da Proteção Social Básica, Inês Mongenot, afirma que a população de baixa renda tem direito ao benefício. “A maior dúvida das pessoas auxiliadas pelos programas sociais tem dúvida sobre o funcionamento da retirada do kit gratuito do Seja Digital Bolsa Família. Os gestores de todas as unidades da Proteção Básica e Especial já estão sendo capacitados para que a população das regiões sejam orientadas a respeito da retirada via Correios. A intenção é que toda a população que tem esse direito seja beneficiada.”

Sinal

Após o dia 10 de agosto só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. O televisor de tela fina e que não tiver conversor embutido também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem conversor embutido, consulte o manual do fabricante.