Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (26), onde foi aprovado o relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), representantes de entidades, universidades e sindicatos, destacaram a importância da participação e do engajamento da comunidade escolar e sociedade para garantir o alcance das 20 metas propostas pelo PME e que devem ser cumpridas até 2024.

Na abertura da primeira audiência, que aconteceu na Câmara Municipal, a professora Maria José Teles Franco, coordenadora da Rede de Assistência Técnica para o monitoramento e avaliação dos planos de Educação de Mato Grosso do Sul, lembrou que as discussões sobre o PME tiveram início em 2013, com as capacitações de técnicos e já no ano seguinte, foi criada a comissão para elaborar o Plano, que contou com a participação de pais, alunos e sindicatos.

2018-03-26 10.21.13“Hoje é um dia histórico porque conseguimos elaborar o documento e realizar o monitoramento. O processo continua e deve ser acompanhado por todos, mas hoje o importante é que vamos mostrar para a comunidade o que vem sendo feito para o planejamento da Educação do município para os próximos dez anos. A caminhada  continua e deve ser acompanhada por todos porque precisamos garantir as  melhorias para os próximos anos”, destacou.

O presidente da ACP, Lucílio Nobre, também elogiou o empenho da atual gestão em dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013. “Esse documento é fruto de uma construção coletiva e debate intenso com a sociedade. Ele reflete o que a comunidade quer para a Educação. Temos que carregar o PME em todos os lugares para que ele se faça acontecer. É obrigação do profissional de Educação, caso contrário não teremos condições de cobrar as autoridades’, destacou.

O vereador Valdir Gomes, presidente da Comissão de Educação da Câmara, ressaltou que o Plano vem contribuir com a qualidade do ensino ofertado. “A importância da participação de todos é o que vai garantir o aprimoramento do ensino”, disse.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, disse que ficou satisfeita com a primeira audiência pública de avaliação do PME e mostrou o compromisso da atual gestão em cumprir as 20 metas do Plano. “A Educação municipal deve ser sempre  uma referência e oferecer um atendimento de excelência, por isso estamos trabalhando com empenho, tanto que algumas metas já estão bem avançadas e vamos cumprir antes do prazo final”, ressaltou.

Evolução

Entre essas metas está a da Gestão Democrática, que visa a eleição direta para diretores das unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino). O projeto de lei foi concluído no final do ano passado e já está tramitando na Câmara.

A primeira meta do PME, que destaca a ampliação de oferta de educação infantil em creches de forma a atender pelo menos 50% das crianças de até três anos até 2024 também está em fase avançada, com 75,88% da meta alcançada, já que a Semed este ano fez uma readequação de espaços nos Ceinfs, ampliando o número de vagas na Educação Infantil, além de retomar a construção de unidades que estavam paralisadas, seguindo proposição do próprio relatório.

De acordo com a chefe da Gerência de Planejamento da Semed, Fernanda Duarte, entre 30% e 40% das indicadores das 20 metas do PME já foram alcançados ou estão próximos da meta estabelecida.

“Em alguns casos conseguimos alcançar antes do previsto”, destacou. É o caso do percentual de docentes com mestrado e doutorado na Educação Superior. De acordo com o PME é necessário ter pelo menos 75% desses profissionais até 2024, porém esse percentual já se encontra em 75,7%.

Fernanda também destaca o atendimento em 100% das crianças entre 4 e 5 anos, garantindo vaga a toda esta população.

Após a apresentação do relatório de ações do PME, que será avaliado a cada dois anos, representantes de vários segmentos fizeram considerações e deram sugestões para a melhoria do documento, que foi aprovado por unanimidade.

O Plano Municipal de Educação foi aprovado em 2015 e desde então o planejamento das ações do setor são elaboradas em concordância com as metas e estratégias do PME. O documento tem objetivos, metas e ações para serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, durante um período de dez anos.