Oito servidores municipais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) foram reconhecidos e agraciados com o Prêmio Ecologia e Ambientalismo, entregue pela Câmara de Vereadores de Campo Grande. A solenidade visa homenagear profissionais que tenham prestado relevantes serviços à sociedade através de pesquisa, trabalhos publicados, de iniciativa própria ou através de organizações e instituições de ensino.

Para o secretário municipal da Semadur, José Marcos Fonseca, esse prêmio é o reconhecimento pelo trabalho, esforço e dedicação, não só dos homenageados, mas como da administração pública. “Trabalhamos para que Campo Grande seja cada vez mais sustentável, preservando seus recursos naturais. Estamos nos reorganizando administrativamente para atuarmos de maneira a enfrentar os desafios e promover a integração das ações ambientais e urbanísticas, unindo esforços para a conscientização e a promoção da educação ambiental”, concluiu.

A Semadur é responsável por fiscalizar e coibir ações de degradação ao meio ambiente, legislação ambiental, manejo da arborização urbana, uso e ocupação do solo, licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras atribuições.

O vereador Eduardo Romero, que presidiu a sessão solene, destacou a importância do trabalho realizado pelos homenageados. “São cidadãos que fazem a diferença no poder público, pessoas que trabalham na luta da defesa do meio ambiente, falar em meio ambiente é falar em respeito pela vida”, disse.

A sessão foi em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial da Ecologia. Os servidores homenageados são: José Marcos da Fonseca, secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana; Elias Macaron Neto, superintende de fiscalização e gestão imobiliária; Jean Pierre de Freitas Citadim, gerente de fiscalização e Licenciamento Ambiental; Osmar Martins, professor e gestor do Centro de Educação Ambiental Anhanduí; Antônio Carlos Silva Sampaio, agente fiscal de meio ambiente e gestor do Centro de Educação Ambiental Imbirussú; Gisseli Ramalho Giraldelli dos Santos, agente fiscal de meio ambiente e mestre em ecologia e conservação; Marcos Andrey Alves Meira, agente fiscal de meio ambiente, supervisor de fiscalização e coordenador do programa Manancial Vivo e Jonir Castilho Lopes, advogada, arquiteta e urbanista.

Semana do Meio Ambiente

Estão sendo realizadas diversas ações em celebração ao Meio Ambiente, dentre elas o prefeito Marquinhos Trad participou da abertura do II Simpósio Meio Ambiente e Gestão Urbana – Um olhar integrado, promovido pela Prefeitura, e destacou os recursos naturais presentes na Capital e a importância do conceito cidade sustentável. “Campo Grande nasceu em meio a 33 córregos, bacias hidrográficas, uma exuberante fauna e flora ainda preservadas em nossa cidade. Estamos trabalhando no sentido de traçar um desenvolvimento sustentável que alinhe planejamento urbano ao planejamento ambiental. Por vezes a legislação não é respeitada e precisamos que isso mude. Resgatando assim esse olhar integrado proposto pelo simpósio” afirmou.

O simpósio propôs uma ampla reflexão sobre a importância da integração das políticas públicas de gestão urbana, abrangendo aspectos da atualidade, com diferentes olhares e setores. Estão sendo expostos parâmetros presentes em Campo Grande que poderão encontrar desdobramentos e soluções para um desenvolvimento local sustentável.