Os atletas do Projeto Futuro Paralímpico desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), intensificam os treinamentos para competirem nas Paralímpiadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc-MS). As competições acontecerão na Capital de 27 a 30 de julho, nas modalidades de Atletismo, Bocha, Futebol de 7, Tênis de Mesa, Trinca de Basquete.

Ao todo 56 atletas do paradesporto de Campo Grande participarão do Paraesc-ms, entre eles o jovem Gabriel Camargo, 17 anos, que participa do arremesso de dardo, corrida e salto à distância há um ano no Centro Olímpico da Vila Nasser. Gabriel vai representar a Escola Estadual Maria Constância de Barros Machado.

paradesportoGabriel nasceu com uma deficiência leve, que o afetou psicologicamente e fisicamente, mais descobriu no esporte o talento e a força para seguir em frente. A mãe, Ionil Camargo, que está com o jovem em todos os momentos vê na evolução do filho mais um motivo para agradecer. “É uma evolução constante, houve um processo de adaptação, e com o esporte conseguimos enxergar além,  e hoje ele é um atleta dedicado, reconhecido e cheio de esperança”, explicou.

Quem orienta as atividades de Atletismo é a professora de educação física, Andrea Luiz Cavalcante que atua, tanto no Parque Ayrton Senna, quanto no Centro Olímpico da Vila Nasser. “Nós atendemos desde a iniciação até o alto rendimento e cada pessoa tem seu momento de evolução, mas para competição é necessário aumentar os horários de treinos. Assim é importante montarmos um novo cronograma de atividades e treinamentos para o atleta”.

As Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc-ms), selecionarão a delegação que irá representar o Estado na etapa nacional em São Paulo, 19 a 24 de novembro.