Profissionais de Assistência Educacionais Inclusivos, que atendem alunos da Rede Municipal de Ensino, participaram na manhã de sexta-feira (1º), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, de um curso de formação continuada para iniciar o ano letivo de 2019. A formação dos assistentes da Secretaria Municipal de Educação vai ampará-los de forma técnica para que possam trabalhar com as especificidades de cada aluno que os profissionais atendem.

O curso acontece nos dias 1º, 4 e 5, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A organização ficou a cargo da Divisão de Educação Especial – DEE. No total participaram 50 assistentes inclusivos da Rede Municipal. Técnicos da Divisão também estiveram presentes no evento.

WhatsApp Image 2019-02-01 at 14.00.13Para a chefe da DEE, Lizabete de Lucca a formação é importante para elevar o atendimento dos alunos da Rede Municipal. “Os Assistentes estão tendo uma formação que proporciona a recapitulação e reciclagem. Com este tipo de ação esperamos cada vez mais melhorar o atendimento dos alunos especiais na Rede Municipal.

De acordo Vania Cristina Bordim de Souza, técnica da DEE, os assistentes tem um papel fundamental no atendimento a esses alunos especiais da Rede Municipal de Ensino. “O assistente tem um papel de amparo, de acolhimento e interação social. Quando a família a entrega uma criança deficiente no âmbito escolar, ela espera que a escola tenha um olhar diferenciado para aquela criança”, comenta.

Patrícia Carvalho Santos, assistente inclusiva da Escola Municipal Nagem Jorge Saad, com experiência de cinco anos nessa função fala sobre a relevância de participar de um curso de formação. A professora atendeu no ano passado 4 crianças.

“Esse evento é de grande importância para nós da área de educação. Nos trás muita motivação e coloca a par do que tem acontecido nas escolas, trazendo orientação e a forma como proceder nesse ano de 2019 na educação especial”.

A assistente educacional inclusiva, Mariane Lago Oliveira, da Escola Municipal Luis Cavalon, fala como é importante participar desse tipo de formação. Ela comentou que esta há seis meses trabalhando nesta área. A Assistente conta sua experiência.

“Trabalhar com educação especial é uma coisa muito boa. Quando falamos sobre especial, não imaginam que os alunos aprendem tanto, porque existe uma ideia que eles não aprendem nada, mas não é assim. Ensinamos de um jeito diferente, de acordo com cada aluno vai aprender e cada um é diferente, e, quando vemos que ele esta aprendendo é uma felicidade enorme”.