Para desenvolver habilidades e incentivar a geração de renda, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), desenvolve diversos cursos de capacitação e profissionalização em todas as regiões da cidade. Desde janeiro de 2017, só na SAS, 7.673 pessoas foram capacitadas. Para este ano, a Secretaria tem como meta atender cerca de 2.100 alunos durante as 20 turmas previstas nos mais diversos segmentos.

Cursos de Corte e Costura, Informática Básica, Embelezamento, Cozinha Industrial, Panificação, Cerâmica, Habilidades Manuais, Patchwork, Bordado, Pintura em Tecido, entre tantos outros, são ofertados nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência do Idoso (CCI), Centro de Convivência (CC) e no Centro de Capacitação Profissional (Cecapro), mudando a vida das pessoas.

Elizabeth Aparecida Pereira, 56 anos, moradora do Bairro Aero Rancho, estava desempregada há 6 anos e ganhou uma nova profissão depois de participar do curso de bordado em chinelo, no Centro de Referência da Assistência Social Profª. Adevair da Costa Lolli Guetti.

“Estava em casa sem fazer nada e só pensava em coisa que não devia. Vivia nervosa e preocupada. Foi aí que uma amiga me convidou pra fazer o curso e eu gostei muito”, declarou Elizabeth.

Com o apoio do esposo e dos familiares, a venda dos chinelos que ela aprendeu a fazer garantiu quase R$ 2 mil entre dezembro e janeiro. “Fevereiro ainda não fechou, e eu já tenho mais de R$ 300 vendido”, completou.

Moradora do Bairro Jardim Tijuca 2, Silene da Conceição Araújo frequenta o Centro de Convivência do bairro e participa de todos os cursos que a unidade faz.

“Aprendi a desenvolver trabalhos feitos à mão e alcancei independência financeira. Meus trabalhos manuais são muito bem feitos, porque faço com muito carinho”, diz Silene, que passou a fazer os cursos como forma de terapia ocupacional, receitado pelo médico.

Maria da Silva frequenta o Centro de Convivência do Tijuca 2 desde seus 7 anos. Beneficiária do programa PETI, fez vários cursos na unidade até completar os 18 anos. Hoje, com 27 anos, conta que sempre foi uma adolescente aplicada, e que isso fez com que muitas portas se abrissem para ela.

“Fiz curso pela Seleta e fui contratada para trabalhar na unidade por seis anos. Retornei depois como contratada pela Prefeitura. Nesse período, fiz faculdade de História e Administração pela UFMS. Hoje, estou casada e sou mãe de um garotinho”, diz

O secretário José Mário Antunes da Silva destaca a oportunidade oportunidade dada a dezenas de famílias ao de aprenderem um ofício e ganhar dinheiro com isso, complementando a renda familiar.

“A SAS vem atuando em vários bairros, dando a quem precisa a oportunidade de ter qualidade de vida. Esses cursos não melhoraram apenas a renda, mas oportunizam, por meio de seus parceiros, algo a mais à comunidade. Quem aprende uma atividade como a que nós oferecemos, aprende a empreender, desenvolver habilidades que poderão ser feitas em casa, junto aos filhos, à família. É só querer, que é possível vencer qualquer obstáculo”, explica.

Gerente de Trabalho e Ações e Cidadania, Adir Diniz afirma que a satisfação em proporcionar as capacitações supera todos os desafios.

“Os alunos ficam emocionados. Isso mostra que conseguimos atingir nosso objetivo. Tivemos conhecimento de alguns alunos que nunca fizeram nenhum curso antes, e hoje são os principais mantenedores da família e estão capacitados para ir ao mercado de trabalho e poder concorrer às vagas que desejam, conforme o currículo deles”, conclui.

Cursos

Os cursos dão a oportunidade para as pessoas terem uma profissão, gerarem renda e as incentivam a crescer e progredir profissionalmente. A carga horária varia de acordo com a demanda de cada curso, podendo ser de 4 a 120 horas/aula. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado.

A divulgação dos cursos é feita nas redes sociais, de porta em porta e no comércio da região.

Mais informações pelo telefone 3314-4482, no ramal 6034.