Com o tema “desenhando os arquivos”, começa no dia 3 de junho a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivo, realizada na capital pelo Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA. A temática está alinhada à proposta do ICA – Conselho Internacional de Arquivos, para o evento Internacional de 2019 e representa uma perspectiva que ultrapassa aspectos relacionados ao design dos materiais e de seus espaços. O ARCA conta com o incentivo do Arquivo Nacional para realização do evento.

“Campo Grande tem uma preciosidade que pouca gente ainda conhece: o arquivo histórico da cidade. As pessoas precisam conhecer para saber da sua importância, porque ali está contada, de 1910 para cá, a história de Campo Grande, por meio de textos, revistas e principalmente fotografias. A população em geral pode se aproximar do arquivo, porque é uma forma de conhecer melhor a própria história, os primórdios da cidade”, destaca a Gerente de Patrimônio Cultural da Sectur, Lenilde Ramos.

No geral, os materiais mais procurados pelos visitantes são jornais e fotografias, que possibilitam voltar no tempo e revisitar a história de Campo Grande. No ARCA, é possível encontrar jornais datados de 1944 a 2006. Entre os mais antigos estão o Jornal do Comércio, o O Matogrossense, o Diário da Serra e o Jornal da Manhã. Segundo a gestora do ARCA, Rosilene de Melo Oliveira, a população não tem muito conhecimento sobre o acervo, requisitado normalmente por professores e pesquisadores.

Diante deste cenário, a intenção é colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, integrando a sociedade e promovendo um sentido de pertencimento. “Nosso objetivo é fazer um papel de difusor de conhecimento, de formação histórica e documental para a cidade. Essa semana de exposições acontece justamente para mostrar à sociedade que o arquivo é de todos, é da cidade e é um bem valioso, onde as pessoas vão encontrar a nossa história, e a da nossa capital”.WhatsApp Image 2019-05-28 at 15.22.01

Programação completa na Capital

A abertura do evento acontece no dia 3 de junho, na sede do ARCA, e vai contar com palestra e roda de conversa com profissionais ligados à área de comunicação e cultura. “Eles vão falar sobre a importância do ARCA, de que maneira ele contribuiu academicamente e profissionalmente na vida deles”, comenta Rosilene.

Nos dias 3 e 4 de junho, será realizada capacitação dos servidores do ARCA e exposição de banners com a temática “Campo Grande e sua História” na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Do dia 5 ao dia 15 de junho, as exposições acontecem nos shoppings Pátio Central e Bosque dos Ipês, que receberão materiais fotográficos do arquivo histórico.

Os visitantes que prestigiarem as exposições do ARCA terão a oportunidade de conhecer e interagir com o acervo exposto por meio do aplicativo “HP Reveal – Aurasma”. Na imagem sinalizada, a pessoa poderá visualizar através do programa de celular como está o local na atualidade.

O Arquivo Histórico de Campo Grande tem sido fiel depositário da memoria coletiva há 28 anos. Su=aem muita coisa interessante ivo nacional…nira ele cntribuiu anos. a missão é guardar, preservar, conservar, catalogar, divulgar e organizar documentos e registros históricos de Campo Grande. O ARCA é uma unidade cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Sectur, criado pelo decreto no 6350 de 19 de agosto de 1991.

Serviço – O ARCA está localizado na Rua Pedro Celestino, 1378 – Centro.