“Sonho realizado”, assim foi o sentimento de todos os presentes na inauguração da pista internacional de atletismo de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (7). Com a participação de atletas e autoridades, a pista, idealizada há 28 anos, foi entregue pelo Prefeito Marquinhos Trad, que também inaugurou a academia ao ar livre da pessoa com deficiência, com cinco equipamentos específicos para o público.

IMG_3390 (Copy)“São quase 30 anos de espera e a prefeitura e o governo estão entregando a pista não apenas para recebermos eventos internacionais, mas principalmente para os campo-grandenses e para aqueles atletas de nossa cidade que desejam representar o nosso país em uma olimpíada. Estamos investindo em várias outras modalidades com o lançamento do edital de licitação do projeto executivo da piscina olimpíada de Campo Grande, além da academia ao ar livre para as pessoas com deficiência e que tem alguma dificuldade de locomoção. Essa é a primeira em Mato Grosso do Sul”, disse.

“Essa pista aqui nos proporciona muita coisa, porque a gente treina na pista de carvão e nosso rendimento não é tão bom como vai ser aqui. Agora, minha mãe e minha família vão poder vir me assistir competir, porque é difícil eles viajarem para me ver. Nós estamos muito felizes e otimistas”, disse a atleta tetracampeã em lançamento de dardos, Bruna Vieira de Jesus.

O governador Reinaldo Azambuja destacou as parcerias para melhoria da qualidade de vida da população. “O IMG_3123 (Copy)prefeito assinou a ordem de serviço do complexo de piscina olímpica aquecida, um investimento de mais de R$ 6 milhões e que vai complementar esse complexo esportivo para mais esportes. Além disso, teremos a reinauguração do Guanandizão, com a Liga das Nações em junho. Assim, juntamos os esforços e nossas energias, e criamos uma parceria investindo em Campo Grande. E isso é essencial, porque o esporte é qualidade de vida, resgate dos jovens, auto-estima, e prática saudável”, afirmou.

1° Academia ao ar livre adaptada

IMG_3036 (Copy)Durante a manhã, também foi inaugurada a primeira academia pública ao ar livre, totalmente adaptada para pessoas com deficiência. “Essa é a nossa primeira, mas vamos levar essas academias para todos os parques da nossa cidade: Jaques da luz, Belmar Fidalgo, Elias Gadia, Sóter e Tarsila do Amaral”, concluiu Trad.

Homenagem

A pista recebe o nome do Professor Ervê Demétrio Calháo Silva, nascido em Cuiabá, em 1956. Começou como atleta ainda criança e foi campeão no lançamento de dardo nos estados por onde passou. Foi técnico da Mace, posteriormente indo para a Prefeitura trabalhar com projetos sociais. Referência no atletismo, trabalhou em vários municípios do Estado, realizando cursos e competições, motivando jovens a participarem da modalidade, até 2006. Foi um dos fundadores da Federação de Atletismo de MS, onde iniciou seu mandato como presidente, de 1987 até 2008.

IMG_3235 (Copy)“Quem conheceu o professor Ervê sabe tudo que eu estou sentindo e quase não tenho palavras para expressar o que estou vivendo. Quem teve oportunidade de conviver com ele, tenho certeza que foi contagiado pelo amor que ele tinha com o atletismo. E hoje ele vai ficar aqui eternizado nesta pista de atletismo. Seu maior sonho era que o nosso Estado tivesse uma pista oficial como essa”, declarou a viúva do professor, Valéria Calháo.

Utilização

IMG_3236 (Copy)

O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra, ressaltou que o espaço terá atividades específicas para todos os públicos.

“Essa pista é pública e é para todo conjunto da população. Portanto, precisamos de regras. É um equipamento para a prática do atletismo e não podemos entrar com qualquer tipo de calçado. Assim, criamos uma programação específica, com professores durante todo o dia e em todos os dias da semana, tanto para momentos de iniciação esportiva, quanto para treinamento com os atletas e incluímos horários para a população como forma de oficinas. E toda programação já está disponível no totem de inauguração e no site da Prefeitura”, observou.

Elenilson da Silva, atleta há 25 anos, comemorou a entrega da pista, recordando seu histórico como atleta. “Eu fui o 1° atleta brasileiro a ganhar um Campeonato Pan-Americano, em 1999, no Canadá. Entre outros títulos, fui seis vezes Campeão Brasileiro e agora vejo um futuro melhor para esses jovens, com a entrega da pista”, disse.

IMG_3194 (Copy)A pista de atletismo internacional de Campo Crande  é a primeira pista emborrachada de Mato Grosso do Sul, recebendo a certificação da Associação Internacional das Federações de Atletismo. A pista tem 8 raias com aplicação de 6.300 metros de lona emborrachada, importada da Alemanha, conta com arquibancada com capacidade para 400 pessoas, prédio de 200 metros quadrados com instalações elétricas e hidráulicas específicas, além de vestiários, alojamento e banheiros.