Com a proximidade da segunda etapa da Maratona Nacional UNICEF Samsung, que reúne os criativos da área de TI, com o objetivo de promover o desenvolvimento de propostas para dispositivos móveis a serem utilizados no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano,  os projetos selecionados dos alunos do Instituto Mirim foram apresentados à diretoria da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) na última terça-feira (26).

O calendário da maratona foi dividido em três fases. A primeira, de 15 a 28 de junho, será a avaliação das propostas inscritas pela comissão julgadora. O resultado dessa etapa e das 32 equipes selecionadas no território nacional, será divulgado na próxima segunda-feira, 2 de julho. Em Campo Grande, cinco equipes estão participando, sendo uma da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e quatro do IMCG.

Na segunda fase, os selecionados começarão a desenvolver os aplicativos propostos. Durante esse período, os participantes terão sessões de mentoria online e presencial para esclarecimentos técnicos e pedagógicos. Ainda nessa etapa, as equipes iniciarão os testes dos protótipos desenvolvidos.

“A Prefeitura de Campo Grande vai assinar um termo de cooperação para disponibilizar uma plataforma de ensino à distância nas escolas municipais, nos telecentros e aos alunos do Instituto Mirim. Em tratativas desde o ano passado, na última semana trouxemos representantes do Programa Brasil mais Ti, uma plataforma do Governo Federal que oferece inúmeros cursos na área de tecnologia. Em uma apresentação que fizemos aos alunos do Instituto Mirim e da Semed, com menos de uma semana para o término das inscrições e uma maratona nacional para o desenvolvimento de aplicativos, mais de trinta projetos foram apresentados, o que demonstra o interesse, comprometimento e a criatividade desses jovens”, explica o Diretor Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

A parceria com a Semed dá início ao primeiro passo para uma série de projetos que a Agência de Tecnologia da Prefeitura está elaborando com o Instituto Mirim.  “A proposta da parceria visa fomentar a temática da tecnologia da informação como promoção social no município, o que pode levar os nossos mirins a outro nível de aprendizagem”, diz a diretora-presidente do IMCG, Cláudia Penteado. Entre os projetos estão o de Reaproveitamento de Resíduos Eletrônicos e a Tech Aula.

“Apesar de ser um desafio, essa oportunidade é única, pois estamos desenvolvendo ideias que já tínhamos há muito tempo, mas que em outros lugares, não teríamos chance de trabalhar nossos projetos com tamanha projeção”, relata Leonardo Afonso Gomes, 16 anos, aluno do Instituto Mirim e integrante de uma das equipes escolhidas para maratona.

Os participantes deverão entregar e apresentar os aplicativos criados na terceira e última etapa da “Maratona UNICEF Samsung”, que ocorrerá na primeira semana de outubro. A maratona ainda realizará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas no valor de 1 mil reais, em dia e local a ser definido.