Os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), selecionados no projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Campo Grande, iniciaram, nesta segunda-feira (9), uma série de atividades que serão realizadas na Casa de Leis devido à posse dos alunos, que acontecerá na sexta-feira (13).

Pela manhã os alunos conheceram os setores administrativos e gabinetes e no período da tarde, participarão de curso sobre as ações legislativas, contemplando conteúdos sobre Regimento Interno e as atribuições dos vereadores, além de acompanharem a sessão ordinária que acontece na terça-feira (10), ao lado dos vereadores padrinhos e madrinhas.

O objetivo é que os alunos conheçam todo o rito da sessão, desde a parte da apresentação de indicações, uso da Tribuna na Palavra Livre, debates, votações de requerimentos e de projetos.

Já na sexta-feira, a partir das 9 horas, ocorre a diplomação, sessão de posse e eleição da Mesa Diretora dos Jovens Vereadores, seguindo a mesma composição da Câmara: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário.

Após a diplomação os jovens vereadores continuarão acompanhando as atividades nos gabinetes, preparando-se para a primeira sessão ordinária, que deve acontecer no dia 17 de abril. No entanto eles já poderão apresentar indicações de melhorias para os bairros e se inscrever para participar da Palavra Livre na Tribuna, além de votar e apresentar requerimentos ou projetos.

Todas as solicitações serão encaminhadas em nome dos vereadores padrinhos ou vereadores madrinhas para que as providências sejam adotadas.

A diretora-adjunta da escola municipal “Domingo Gonçalves Gomes”, Silmara Castelão da Silva, que acompanhou as alunas Pamela Garcia e Anna Luísa Santos, disse que é importante os alunos conhecerem como funciona o Legislativo. “Esse projeto chegou para a gente participar. Conversamos com os professores e alguns aceitaram fazer esse trabalho com os alunos e fomos selecionados. Nossas alunas estão bastante ansiosas, e sei que irão conseguir passar para os outros alunos como funciona a Câmara e eu acho isso muito legal”, frisou.

Aluno da escola “Brígida Ferraz Foss”, Gustavo de Moraes Souza afirmou ter grandes expectativas com o projeto. “As expectativas estão altas porque só de saber que a minha redação foi escolhida já é maravilhoso. Eu participei do projeto porque sempre quis ajudar alguém e aqui talvez eu consiga”, ressaltou.

Responsável pela Escola do Legislativo, Marcos Weder Mattioli Sousa acompanhou as crianças e ministrou o curso sobre as ações do legislativo e ressaltou que os alunos terão o mesmo tratamento dos vereadores. “Apesar de ser um  projeto, nós temos aqui um vereador e como tal temos uma assessoria, então esse jovem terá uma assessoria para que ele tenha o suporte de alguém que vai ensinar como funciona a Câmara”, explicou.

Redação

Os 29 estudantes foram selecionados por meio de um concurso de redação que teve como tema “Campo Grande e os desafios no Parlamento Municipal” e foi realizado no final do ano passado, com a participação de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.

As escolas trabalharam o tema em sala de aula e selecionara as duas melhores redações, que foram encaminhadas para participação no concurso.

O Parlamento Jovem é um programa educativo criado para possibilitar a vivência do processo democrático com eleição e exercício de atividades legislativas nos moldes no Regimento Interno da Câmara Municipal. Os alunos precisam estar matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental.