Os 29 estudantes selecionados por meio de redação para integrar o programa “Parlamento Jovem” da Câmara Municipal de Campo Grande, foram diplomados e tomaram posse, nesta sexta-feira (13), durante uma sessão especial na Câmara, que ainda contou com a eleição da mesa diretora dos Jovens Vereadores. A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, e a secretária-adjunta, Soraia Campos, marcaram presença na cerimônia.

A mesa diretora dos jovens vereadores segue a mesma composição da Câmara: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário.

A secretária Elza Fernandes ressaltou a importância do Parlamento Jovem. “Esse projeto é de suma importância para os nossos jovens, pois é uma oportunidade de conhecer um pouco o trabalho do legislativo e observar a importância do vereador para nossa cidade”, disse.

O vereador Eduardo Romero comandou a sessão e relatou a importância do projeto. “O Parlamento Jovem tem na sua essência a intenção de colocar a sociedade campo-grandense em contato com o que é fazer e viver política e esses jovens que estão hoje aqui recebem um presente de vivenciar esta cidadania na prática e no dia a dia”, frisou.

O Presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, vereador Valdir Gomes, apadrinhou os alunos da escola municipal “Brígida Ferraz Foss”, Emilly Vitória e Gustavo Moraes. “Levar para a comunidade jovem o que a Câmara faz é muito importante para que a juventude conheça a política real. Meus afilhados são duas crianças hiper inteligentes assim como as demais e eu tive a honra de apadrinhar esses dois alunos que por acaso são da região onde eu moro”. Comentou.

Expectativas

A jovem parlamentar Luísa Carvalho Ferreira, estudante da escola municipal “Mucio Teixeira Junior” e afilhada do vereador Pastor Jeremias Flores, falou sobre a oportunidade. “Eu encarei o projeto como uma chance de adquirir conhecimento já que eu não entendo muito bem de política e hoje, depois da nossa diplomação, eu pretendo ajudar a exercer um bom trabalho”, pontuou.

A aluna da escola municipal “Professor Luís Cavalon”, Yasmin dos Santos, afilhada do vereador João César Matogrosso revelou que já está ansiosa para assumir os deveres de jovem vereadora. “Foi uma decisão minha participar porque eu gostei muito de visitar a câmara municipal e de saber que eu estarei fazendo parte dessa equipe. Eu já tenho algumas ideias formadas para apresentar e adorei o apoio que meus pais me deram”, ressaltou.

Os parlamentares mirins poderão apresentar indicações de melhorias para os bairros, as quais serão encaminhadas em nome dos vereadores padrinhos ou vereadores madrinhas para que as providências sejam adotadas. E eles já podem apresentar e votar requerimentos ou projetos, de forma semelhante ao que ocorre na atividade legislativa.