Alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) que foram classificados do 1º ao 5º lugar no concurso de redação que teve como tema “Os serviços sanitários do governo controlam a dengue?”, recebem, até quinta-feira (23), um tablete e um livro como prêmio do concurso.

20171121_154817A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, participou nesta terça-feira (21), na escola “Major Aviador Y Juca Pirama de Almeida” da entrega do prêmio à aluna Maria Teresa Aratani de Almeida, que conquistou o 4º lugar no concurso. A primeira aluna a receber a premiação foi Vitória Ferro, da escola “Isauro Bento Nogueira”, classificada em 1º lugar.

Realizado através de parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Rotary Club, o concurso, que acontece desde 2015 nas escolas municipais, é coordenado pelo médico Hélio Mandetta e tem a proposta de debater os problemas ocasionados pela proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

Para o médico, além de conscientizar os alunos sobre a importância de combater o Aedes Aegypti no ambiente escolar, o concurso também é importante, pois alcança a família dos alunos. “É muito importante que todos saibam o quanto estas doenças são perigosas para prevenir. Quando discutimos o tema na escola, as famílias também recebem estas informações”, ressaltou.

O concurso foi destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A aluna Maria Teresa contou que sempre participa de concursos culturais, tanto que em 2016 ficou em primeiro lugar no concurso sobre o Dia da Bandeira. Ela revelou que tem facilidade nas redações, já que sempre procura ler títulos além dos indicados pelos professores. Para desenvolver o dengue sobre a dengue, ela se baseou nas informações repassadas pelos professores através de atividades pedagógicas e palestras. “Além de conscientizar sobre o problema, estes concursos incentivam a ler e realizar pesquisas”, afirmou Maria Teresa.

WhatsApp Image 2017-11-21 at 15.00.51A secretária Elza Fernandes Ortelhado destacou a importância das parcerias com entidades na realização de eventos culturais. “A Semed sempre estará de portas abertas para iniciativas como esta, que incentivam nossos alunos a conhecer mais a respeito dos temas abordados nos concursos. Valorizamos muito estas parcerias”, pontuou.

Também foram premiados os alunos João Victor Vidal Souza, da escola “Irmã Edith Coelho Neto”, que conquistou o 2º lugar, Camily Ribeiro, da escola “Oito de Dezembro”, que ficou em 3º lugar e Sarah Gabrielle Soares, da escola “José Rodrigues Benfica”, em 5º lugar.
Já a escola foi premiada com diversos títulos literários para enriquecer o acervo da biblioteca.

Bandeira

Alunos da Reme que participaram do “1º Concurso de Redação sobre o Dia da Bandeira”, também já receberam seus prêmios. O concurso foi uma parceria entre a Semed e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e teve como foco os alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental.

Segundo o técnico Thiago Rupere, da Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Semed, o concurso teve o objetivo de debater a importância da valorização dos símbolos nacionais, por isso foi realizado no mês em que se comemora a Proclamação da República e o Dia da Bandeira. “Foi uma oportunidade para os professores discutirem estes símbolos, realizar pesquisas e falar sobre a história de suas criações, além de trabalhar o pedagógico”, disse Thiago.

A aluna Mariana Clara Cruz Nascimento, da escola “Licurgo de Oliveira Bastos”, que conquistou o primeiro lugar, contou que este foi o primeiro concurso que participou e teve como motivação, o momento político atual. “Tudo o que está acontecendo vai refletir no nosso futuro. Temos que opinar porque as gerações futuras irão estudar o que estamos vivendo”, afirmou. Para elaborar o tema, ela contou que assistiu aos vídeos exibidos pela professora, destacando a história da criação da bandeira nacional e ficou atenta às discussões políticas.

“Fui elaborando meu texto a partir daí. Estava confiante, mas não esperava o primeiro lugar. Para mim serviu como estímulo para participar de outros concursos e continuar escrevendo”, ressaltou.

Também receberam prêmio as alunas Layane Stocco Lima, da escola “Leovegildo de Melo”, com o 2º lugar e Maria Isabel Gonçalves, da escola “Professor Aldo de Queiroz”, que ficou em 3º lugar.