Alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram na tarde desta quinta-feira (10) da premiação da 9ª edição dos Jogos Paradesportivos da Rede Municipal de Ensino (Jopares) e da 42ª edição dos Jogos Escolares da Reme (Jeres), ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No total, o Jopares contou com sete modalidades: atletismo (masculino e feminino), bocha, queimada, tênis de mesa (masculino e feminino), polybat, damas e mini-futsal. As competições tiveram participação de 45 escolas, 1.200 alunos e 47 professores. As disputas foram realizadas no Complexo Esportivo do Hospital São Julião e Centro Olímpico da Vila Nasser. Na classificação geral, a Escola Municipal José Paniago conquistou o primeiro lugar.

“Essa premiação é muito importante porque se trata de alunos com deficiência e isso mostra que quando se dá estimulo e oportunidade eles podem mostrar os seus potenciais. Isso valoriza os alunos e traz mais empenho para os estudos”, observou a diretora da unidade, Maria Lucia de Fátima de Oliveira. Em segundo lugar, ficou a Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos e a terceira colocada foi a Escola Municipal Elpídio Reis.

A disputa do Jeres contou com a participação de 3.400 alunos de 89 escolas, na disputa de 11 modalidades. As competições tiveram 250 professores de educação física que atuaram diretamente nos mais de 450 jogos, durante três meses. Em 2016, as disputas do 42º Jeres das modalidades coletivas foram divididas em fase regional e fase final. “Os jogos exemplificam a importância do esporte dentro do processo de formação dos alunos da rede. Isso contribui para a formação do cidadão. Um exemplo foram os alunos da escola Licurgo, campeões de handebol no Campeonato Brasileiro. Temos talentos esportivos de altíssima qualidade. Isso mostra que essas competições têm ajudado o aluno a praticar e vivenciar o esporte da melhor forma possível”, afirma o Chefe de Divisão de Esporte, Arte e Cultura – DEAC.

A aluna Rafaela Vidal da Silva de 12 anos, da Escola Municipal Vanderlei Rosa, reconhece a importância de participar das competições. “A gente se sente bem melhor, porque quando a gente participa dos jogos, nós conseguimos aumentar nosso rendimento escolar e também aumenta o nosso convívio com os amigos”, disse.

Os jogos foram promovidos pela Prefeitura por meio da Semed e teve como objetivo promover o congraçamento entre as escolas para estimunlar a prática esportiva, bem como a integração do esporte adaptado das escolas da Reme.