O alunos com deficiência, professores técnicos e membros da Secretaria Municipal de Educação (Semed), irão representar a Rede Municipal de Ensino (Reme), disputando no estado de São Paulo, a Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016, que acontece Do dia 21 a 26 de novembro.  Serão discuptadas as modalidades de Atletismo, Bocha, Natação, Tênis de mesa, Judô e Futebol de 7.

As Paralimpíadas têm o objetivo de estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual com atividades esportivas a interação e mobilização em torno do esporte. Para obter mais informações sobre os jogos o Comitê Paralímpico Brasileiro disponibiliza a página eletrônica www.cpb.br.paralimpiadas-escolares# .

Os jogos são abertos para alunos do sexo masculino e feminino, com deficiência física, visual ou intelectual, com idade mínima de 12 anos (nascidos em 2004) e máxima de 17 anos (nascidos em 1999). Serão divididos nas seguintes categorias: 12 a 17 anos (Atletismo, Bocha, Judô, Natação, Tênis em cadeira de rodas e Tênis de Mesa) e categoria 14 a 17 anos (Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Tênis em Cadeira de rodas e Voleibol Sentado).

As escolas participantes da modalidade de Atletismo serão a E. M. Oliva Enciso, a aluna Omizia Nunes da Silva Santos, categoria de 12 a 14 anos e professora Jucilene Sena Brites; na modalidade de Natação a E.M. Oneida Ramos com a aluna Milaini Alviço Araujo na categoria de 12 a 14 anos; E. M. Licurgo de Oliveira Bastos com o aluno Allan de Oliveira Moreira e Lucas Daniel de Assis Dias na categoria 15 a 17 anos, também terá como técnico a professora Maristela Amaral Gaúna e como Staff da equipe a professora Karoline do Carmo Oliveira.

Para os jogos de Bocha as escolas representantes serão: E.M. Arlindo Lima o aluno Ismael Yure Yafuso Yamada Rodrigues na categoria 12 a 13 anos; E.M. Nagem Jorge Saad com a aluna Karen Luany Cavilione de Oliveira na categoria 12 a 14 anos, como técnico estarão designados os professores Cristiane Fátima Sevilha Sanches da E.M. Arlindo Lima e o professor Reginaldo Tadeu Fundador da E. M. Elisiu Ramires.

Na modalidade de Tênis de Mesa será a E.M. Múcio Teixeira Junior com o aluno Lucas Santiago Rios Nunes na categoria de 12 a 14 anos; E.M. Elisiu Ramires com o aluno Guilherme Silva na categoria de 12 a 14 anos. Os técnicos serão representados pelos professores Diego Vidal de Almeida da E. M. Antonio Jose Paniago, Gerson Falcão Acosta técnico da Divisão de Esporte, Arte e Cultura – Deac e também a professora Andrea Luiz Cavalcante da E.M. Elpídio Reis que irá como Staff da equipe.

Em relação à modalidade esportiva do Judô,  a Secretaria  Municipal de Educação não terá alunos representantes, somente a professora Anne Thalita Almeida Ferreira Silva da Escola Rafaela Abrão – CAIC que estará presente como técnica.

O futebol de 7, voltado para pessoas com deficiência será representado pela E. M. Plínio Mendes dos Santos com o aluno Bruno Pratis da Silva da classe 7, E.M. Múcio Teixeira Junior com o aluno Carlos Henrique de Oliveira Lima da classe 6 e E. M. João Nepomuceno com o aluno Gabriel Muzel de Carvalho da classe 6, todos na categoria de 14 a 17 anos. Os técnicos representantes do time de futebol serão Wagner Melo da Silva da E. M. Nagen Jorge Saad e o professor Antonio Carlos Mussi da Silva da E. M. Rafaela Abrão.

O aluno Gabriel treina duas vezes por semana no Radio Clube Campo juntos com outros atletas deficientes no 7 PC – Paralisia Cerebral. Com pequena dificuldade na fala, o aluno mencionou sua emoção de poder treinar o esporte que mais gosta. “Eu gosto de futebol. Falei para meu pai que essa é minha vida”.

Projeto Práticas esportivas
Para compor toda a equipe de jogos para participação da Paralimpíadas houve uma seletiva estadual a 5ª Paraesc – Paraolimpíadas Escolares Estadual realizada no mês de julho, no Eco Hotel Eco do Lago. Na modalidade do Atletismo foi realizada a seleção no Centro Olímpico da Vila Nasser e na modalidade da natação, a seletiva foi no Poliesportivo Dom Bosco.

De acordo com o professor Jerson Falcão, que coordena o projeto Praticas Esportivas Escolares – Esporte Adaptado, a Semed foi o grupo que numerou o evento. “A Semed teve a maior participação de representantes de alunos e professores na seletiva para poder compor a etapa nacional. Os técnicos que irão participar dos jogos correspondem a 70% da delegação que irá para São Paulo”, disse Falcão.

O projeto Práticas Esportivas Esporte Adaptado é coordenado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Semed e foi criado para oferecer o treinamento esportivo no contraturno (fora do horário de aula) igual ao realizado  pelos alunos sem deficiência. A intenção é oferecer o mesmo direito ao esporte aos alunos com deficiência e socializar, integrar e vivenciar as modalidades esportivas e individuais. O projeto abrange 1.200 alunos em 52 escolas da Rede Municipal com deficiências como o autismo, baixa visão, síndrome de down, intelectual, paralisado cerebral, auditivo e deficiente físico.

Quebrando paradgmas
Para a chefe do Núcleo de Educação Especial (Nued), Mirtes Jesuino,  a prática da atividade esportiva incide em vários aspectos da vida da criança. “A prática do esporte resulta em vários aspectos a vida da criança. Primeiramente, ela contribui para o desenvolvimento global da criança; contribui para questão da atenção, de regras, o desenvolvimento da massa corporal, da psicomotricidade. São vários aspectos que incidem positivamente nas crianças, principalmente as crianças com deficiência ou com transtorno global de desenvolvimento”, explica.

Mirtes ainda ressalta que a condição de uma criança de ter deficiência não pode caracterizá-la de forma generalizada. “Tem criança com deficiência de aspecto cognitivo, no aspecto motor, comportamentais, alguns transtorno e síndromes que incidem sobre isso, mas isso nós não podemos determinar uma incapacidade de forma generalizada, então a pratica esportiva tem demonstrado como forma de quebrar os paradigmas que a própria sociedade tem. Todos têm potencial, desde que seja dada as condições para que esse potencial seja desenvolvido, a criança especial consegue atingir os resultados”, explica.

A secretária municipal de Educação, Leila Machado  avalia que os alunos com deficiência têm potencial para o esporte e desde que seja dada as condições conseguem os resultados. “Além de de terem condições de um bom desepenho conseguem superar nossas expectativas”, completa Leila.