Alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme) e que têm interesse em continuar estudando nas escolas municipais já podem confirmar matrícula a partir desta terça-feira (22). Tanto quem estuda nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) quanto quem está matriculado nas escolas, o prazo termina dia 11 de novembro e os pais ou responsáveis devem procurar a unidade em que a criança estuda para confirmar sua permanência em 2020.

VOM_0897Esta foi uma das principais informações divulgadas na manhã desta terça-feira (22), durante o lançamento do calendário de matrículas para o próximo ano, que  aconteceu no Centro de Formações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a a presença do prefeito Marquinhos Trad, da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, secretária-adjunta, Soraia Campos , do chefe de gabinete, Alex Gonçalves, do diretor-adjunto da Agetec, Edinei Lemes,    superintendentes e chefias da Semed.

Na abertura do evento, o prefeito Marquinhos Trad destacou  a dedicação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme). “Fico impressionado quando visito uma unidade escolar e vejo o cuidado que vocês estão tendo com as escolas e principalmente o carinho com que tratam nossos alunos. É impressionante essa dedicação. O trabalho que vocês desenvolvem é de excelência”, pontuou.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes destacou a importância do trabalho em parceria com os diretores, no sentido de enfatizar nas unidades, os prazos para as matrículas.  “É importante o empenho de todos para que estes prazos não sejam esquecidos, tornando mais ágil o trabalho da equipe da Central de Matrículas”, disse.

Confirmações

VOM_0895No total, 90.390 alunos devem confirmar a matrícula. Para garantir a vaga no próximo ano, os pais ou responsável pelo aluno devem ir até a secretaria da escola ou da EMEI, munidos de documento pessoal e comprovante de residência, caso necessite atualizar dados cadastrais e assinar o requerimento de permanência.

Quem perder o prazo de confirmação deverá aguardar a segunda etapa do cronograma para efetuar a matrícula junto aos alunos novos.

Já os alunos novos que pleitearem vaga nas escolas do município para 2020 devem realizar a pré-matrícula entre os dias três e 22 de dezembro. Os pais podem escolher no site, até três unidades.  A designação será feita no dia 14 de janeiro e os pais têm até o dia 17 para procurar a escola e efetivarem a matrícula. Quanto aos alunos novos das EMEIs, a divulgação da primeira lista de alunos inscritos no banco de dados da Semed será dia 14 de janeiro.

VOM_095594 escolas da Reme.

Para garantir que os pais não percam os prazos de todas as fases da matrícula, a chefe da Central de Matrículas, Adriana Cedrão, explicou que as equipes da Semed farão panfletagens nas unidades escolares para reforçar o trabalho de informação que já está sendo feito nas escolas, além de blitz em vias públicas.

“A confirmação da matrícula é fundamental porque possibilita a atualização dos dados do aluno e facilita desde o planejamento das vagas e turmas pela Reme até a compra de uniformes e materiais escolares”, afirmou.

Conforto

A novidade deste ano é que os pais poderão realizar as solicitações de matrículas durante todo ano de forma on line e não apenas no período de pré-matrículas.  Essa comodidade foi possível graças ao trabalho em parceria com a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), que vem trabalhando para garantir um site funcional, que proporciona agilidade do processo de matrículas e permite aos pais o acompanhamento on line da situação do filho, desde o cadastramento até a designação.

VOM_0985Segundo o diretor-adjunto da Agetec, Edinei Lemes, desde o início da gestão, a Agetec realiza trabalhos na área da Educação para dar maior integridade às informações e ajudar a comunidade escolar.  “Temos uma equipe dedicada a estes projetos e por isso vamos conseguir reduzir especialmente as questões de fila. Por isso é um prazer muito grande participar deste evento porque esse projeto visa facilitar muito a vida dos pais das nossas crianças. Mostra que mostra que estamos no caminho certo de auxílio a nossa sociedade”, destacou

Escolas de Tempo Integral

Nas escolas de tempo integral “Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista e “Professora Iracema Maria Vicente”, a pré-matrícula para os alunos novos será realizada pelo site www.matriculasreme.campogrande.ms.gov.br, conforme edital publicado no Diogrande.

Na escola agrícola “Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo”, a pré-matrícula deve ser feita na própria unidade escolar, também de acordo com edital a ser publicado no Diogrande.

Quanto às escolas do campo, as matrículas serão realizadas na própria unidade seguindo o calendário escolar da própria escola.

Serviço

Para mais informações, a Semed disponibiliza o telefone 0800.615.15.15, que funciona das 7h30 às 17h30, mesmo horário da Central de Matrículas, que está localizada na Semed, na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.

O link para conferir as listas divulgadas pela equipe da Central de Matrículas e realizar a pré-matrícula é o www.matriculasreme.campogrande.ms.gov.br