Alunos de pelo menos 61 unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino) irão descobrir o universo do cinema através do projeto Diálogos em Educomunicação, desenvolvido por meio da Divisão de Tecnologia  da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e que este ano vai contar com a parceria da Fundação de Cultura do Estado, através da disponibilização de técnicos para auxiliar os profissionais da Reme no desenvolvimento dos projetos.

20190218_084156_003As novidades da edição de 2019 foram anunciadas nesta segunda-feira (18), durante evento no MIS (Museu da Imagem e do Som) e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, da diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, além de técnicos, professores e coordenadores de escolas da Reme.

Logo após o lançamento da edição 2019 do projeto, os profissionais das escolas que irão desenvolver os trabalhos participaram de uma capacitação, com técnicos da Fundação de Cultura, sobre a história e a linguagem do cinema. Para a secretária Elza Fernandes, a parceria firmada este ano é fundamental para ampliar o conhecimento dos alunos. “É importante levar para eles um trabalho diferenciado, sair da sala de aula. Além disso, é muito gratificante ver um projeto que sonhado há alguns anos, se concretizar agora, nesta gestão’, disse.

A diretora-presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, ressaltou que o projeto é um meio de difundir a cultura sul-mato-grossense. “Queremos estabelecer, a cada dia, bons projetos para valorizar nossa identidade, educação e cultura, para que caminhem juntas sempre, por isso a importância dessa parceria. Espero que vocês façam o melhor em sala de aula”, destacou.

_DSC0504Na opinião do chefe da Divisão de Tecnologia, Guilherme Mathias Ferrari, o projeto também é uma oportunidade de crescimento profissional. “Lembro quando trabalhei em sala de aula com essa linguagem e pude ver o quanto aprendi com meus alunos, com a troca de experiências e a oportunidade de mostrar a eles uma linguagem nova. É enriquecedor para ambos”, pontuou.

Canal de comunicação

O Educomunicação tem por objetivo oportunizar um canal de comunicação entre os alunos e a comunidade escolar, desenvolvendo projetos de rádios escolares e TV. O trabalho busca valorizar e consumir a cultura sul-mato-grossense em todas as suas formas de expressão, bem como favorecer a relação social entre os estudantes e o meio acadêmico, aprimorando o  manuseio das mídias, a qualidade da comunicação e da aprendizagem.

Em 2018, das 95 escolas da rede, 46 consolidaram a prática Educomunicativa com a rádio e TV escolar, envolvendo 52 professores, coordenadores de Tecnologias e Inovação, professores parceiros e pelo menos 380 alunos.  Ao todo, os projetos Educomunicativos envolveram mais de 10 mil alunos, em audiências desenvolvidas nas rádios escolares.

Agora em 2019, além das escolas trabalharem com rádio e TV, a parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul permitirá que os estudantes se expressem também, através da linguagem cinematográfica. Segundo Guilherme Ferrari, a ideia é realizar vários encontros junto a Fundação de Cultura. “Sabemos que além do encantamento, a área de cinema é transformadora e temos certeza que essa parceria vem ao encontro das ideias  já propostas e será  responsável também pela inserção de uma programação conduzida por excelentes profissionais da área em atividades  didáticas aos professores, estimulando a pesquisa, a cultura local e  produções  dos alunos”, frisou.

Ganho pedagógico

A coordenadora de Tecnologia e Inovação da escola “Dr. Eduardo Olímpio Machado” Cristiane Lahdo, contou que trabalha há dois anos com rádio na escola e já colheu resultados significativos com o projeto, realizado no contraturno. Ela contou que três alunos de sua turma apresentavam dificuldades na linguagem oral e faziam acompanhamento com fonoaudiólogos, mas após participarem do projeto, apresentaram um melhor desenvolvimento na fala. “Eles ficaram mais desinibidos e um deles até não precisou mais do acompanhamento do profissional. Também a autoestima deles teve um grande ganho”, explicou.

Este ano os beneficiados serão os alunos do 5º ano e os do ano. Para a coordenadora, o Educomunicação também destacou a importância das mídias digitais como auxiliar no processo educativo. “É bom porque pudemos tirar a impressão negativa do celular e mostrar que ele é um importante aliado ao projeto, já que possuí recursos que são ótimas ferramentas no processo de aprendizagem”, disse.