Alunos de várias escolas da Rede Municipal de Educação – REME, participaram nesta sexta-feira (22), na Escola Municipal Eduardo Olimpio Machado, de um Mini Festival esportivo da modalidade de Handebol, que reuniu 14 unidades escolares.

O evento é promovido pela Divisão de Esporte, Arte de Cultura – DEAC, e tem como objetivo promover o congraçamento esportivo entre as unidades escolares participantes do Projeto Esporte Escolar da Reme praticantes da modalidade handebol.

A finalidade do festival é promover o congraçamento entre as escolas municipais participantes da “Projeto Esporte Escolar”, praticantes da modalidade de handebol, propiciando a  sociabilizarão e o desenvolvimento da modalidade esportiva.

O evento teve a participação de 15 escolas da Rede Municipal e a participação de aproximadamente 150 alunos, entre meninos e meninas, e será

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, espera com esse evento esportivo desenvolver valores intrínsecos ao esporte, como o respeito mútuo, cooperação, e assim, contribuir para a qualidade da educação.

Para o chefe da DEAC, Marcos Antonio Lopes, o evento é uma forma de socialização entre as crianças e promove interação entre os alunos.

“É importante que eles comecem a vivencia o esporte. É um torneio sem regras onde eles podem ficar bem a vontade. É uma forma de socialização e integração entre as escolas e os alunos. Essa fase é onde os alunos tomam gosto pelo esporte. A criança começa a vivenciar e aprender o esporte que futuramente pode seguir carreira ou pelo menos participar”.

O professor de educação física Lucas Freitas, da Escola Municipal Brígida Ferraz Foz, que treinou as crianças para participar do festival comenta da importância da atividade para os alunos.

“O festival é um momento impar na vida dessas crianças, da pra ver em cada sorriso, expressão, cada jogo e cada vibração que é um momento único. Aqui não tem competitividade, eles aprendem brincando. É muito bom para o aprendizado”.

Para o pai de Julia Simões, Vicente Costa, confeiteiro o festival de Handebol promovido pela Semed, promove o bem estar das crianças e ajuda no combate ao uso de drogas.

“É uma idéia boa esse evento para as crianças. As crianças não ficam na rua e não se envolvem com drogas, é uma excelente incentivo para as crianças

Aluno da escola Vinicius Amaral, de nove anos,  cursante do 4º ano da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, contou que gostou das atividades e que os pais estimulam a fazer exercícios.

“Gostei dos jogos, marquei dois gols. Eu treino na escola. Meu professor falou pra eu treinar bastante em casa. Meus pais gostam que eu pratique esportes pra eu fazer exercícios”.

A aluna Clara, Pereira, de 10 anos, cursanda do 5º, da Escola Adair de Oliveira, conta como foi a participação de sua escola nos jogos e como sua família interpreta sua participação em esportes.

“Eu gostei dos jogos e ganhamos do outro time que competimos, o resultado foi de dez a quatro. Para ganhar treinamos muito, segunda e quarta-feira. Meus pais ficam felizes por eu praticar esporte, é bom pra saúde”.