Os alunos da Escola Municipal João Cândido de Souza participaram na tarde desta sexta-feira (18) da 6ª Mostra Cultural Educação Escolar e Sustentabilidade. A mostra reuniu trabalhos que foram confeccionados pelos próprios estudantes durante o ano letivo de 2016. “Trabalhamos com a temática sustentabilidade e a partir disso foram produzidos trabalhos, pensado no reaproveitamento dos alimentos. A nossa intenção foi conscientizar os alunos sobre os cuidados com o planeta hoje e os cuidados que temos para deixá-lo para as próximas gerações. Foi um trabalho gratificante porque toda a comunidade escolar participou. É uma aprendizagem que eles vão levar para a vida”, observou a diretora do estabelecimento de ensino, Zuleide Lara de Oliveira.

Para a aluna do 8º ano Micaele da Costa Mendes, o evento foi uma oportunidade de expor a criatividade dos alunos e incentivar a sensibilização ambiental. “Achei tudo muito interessante porque a gente teve a oportunidade de produzir coisas que também preservam a nossa saúde como o vaso de plantas que evita o acúmulo de água e proliferação do mosquito da dengue”, observou a aluna.

Entre os diversos trabalhos feitos a partir de papelão, garrafas pet, pneus, tampinha de garrafas e demais elementos recicláveis também foi possível a produção de alimentos a partir do reuso de frutas. Os alunos aprenderam a fazer suco da casca do abacaxi e bolo de casa de banana.

Segundo a professora de Ciências, a experiência trouxe uma mudança de hábitos alimentares para os alunos do 1º ao 4º. “Mostramos a eles como se faz o reaproveitamento de alimentos, frutas e verduras. Fizemos até beijinho da casa de laranja. Hoje, teve criança que falou que a mãe jogo fora os mesmo produtos que foram reutilizados aqui”, comentou uma das professoras Vera Lúcia Gerônimo. Os trabalhos também tiveram a ajuda das professoras Evelyn de Souza Chuerriy e Vânia Dutra Evangelista.