O Encontro de Viola Caipira da Rede Municipal de Ensino (Reme) teve o aluno Bruno Borges Sandim, do 3º ano da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo, como vencedor desta edição. O segundo lugar ficou com o estudante Guilerson Gabriel Dias, da escola Maestro João Correa Ribeiro e o terceiro classificado foi Leonardo Pinheiro da Silva, de 14 anos, também da Escola Agrícola. O Encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (16), no Teatro Prosa do Sesc Horto e contou com mais de 40 participantes de oito escolas municipais.

viola caipira_ semedPromovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) o evento, que está na segunda edição, busca promover a valorização da viola caipira e apresentar aos alunos da Rede Municipal e Ensino cantores ou instrumentistas de música regional caipira ou sertaneja, feita com esse instrumento musical. A intenção é também incentivar a expressão musical no contexto escolar, além de promover o intercâmbio entre os alunos,  identificar e revelar talentos.

Talentos

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes que prestigiou o evento ao lado da secretária-adjunta, Soraia Campos e do chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura, Marcos Antônio Lopes  destacou a importância dessa iniciativa  no desenvolvimento cultural dos alunos. “Nesses encontros os alunos podem mostrar os seus conhecimentos e trocar experiências. É a oportunidade para eles se aperfeiçoarem e expor seus talentos”, disse.

O aluno Bruno Borges Sandim, classificado em primeiro lugar, contou que estuda e toca viola caipira desde os 10 anos de idade. O gosto pela música veio através do pai, de quem ganhou o primeiro instrumento. Para Bruno foi uma atitude marcante.  “Mostrei meu trabalho e vi as os demais participantes e fiquei feliz e surpreso de ter ganhado porque houve muitas apresentações boas. Achei muito legal”.

viola caipira_ semed_2Bruno conta que a primeira música que aprendeu foi Menino da Porteira. Em sua apresentação, o estudante fez uma homenagem ao seu ídolo, o ícone da música sertaneja, Tião Carreiro.

Seguir carreira

Já Guilerson Gabriel Dias, da escola Maestro João Correa Ribeiro, de 13 anos, disse que desde seus oito anos toca viola, incentivado pela avó. “Eu dedico esse prêmio à minha família e à escola. Pretendo seguir carreira na música sertaneja. Foi bem legal, só de estar aqui já é um presente para a família. É a primeira vez que participo desse tipo de evento”, pontuou.

Para o aluno Leonardo Pinheiro da Silva, de 14 anos, também da Escola Agrícola, a classificação foi uma boa surpresa. Leonardo toca viola há dois anos e meio e também pretende seguir carreira como cantor e criar uma dupla. O gosto pela música, ele disse ter vindo após ser apresentado pelo pai à dupla sertaneja Jads e Jadson, à qual se inspira para tocar suas músicas.

viola caipira_ semed_4“Foi uma sensação muito boa. Eu cheguei aqui pensando que não ia conquistar o prêmio porque foi minha primeira vez cantando no palco. Fiquei surpreso com muita música boa, mas consegui provar que consigo fazer um bom trabalho com a viola”, destacou feliz.