A partir dessa segunda-feira (09) acontece a ação Cidade Limpa no bairro Caiçara, onde serão recolhidos materiais inservíveis de grande volume. As atividades acontecerão durante toda a semana e são um aliado no combate ao Aedes Aegypti, já que esses materiais estão, normalmente, acomodados nos quintais dos moradores, propensos a virarem criadouros dos mosquitos.

0512 - Cidade LimpaNo primeiro dia da ação será feita uma força tarefa no bairro, onde agentes comunitários de regiões vizinhas também estarão no local para ajudar no recolhimento desses materiais. Nos demais dias o ponto de coleta ficará na rua Aniceto da Costa Rondon, na praça em que há um campo de futebol.

Serão recolhidos sofás, geladeiras, computadores velhos, máquinas de lavar e armários de ferro, além de diversos aparelhos eletrônicos e móveis de grande volume que não têm mais serventia. Todos esses materiais são potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e, para não serem descartados de forma incorreta, podendo gerar acúmulo de água, serão recolhidos durante a ação.

Materiais como entulho, podas de árvores, lixo doméstico, carcaça de animais mortos e pneus não estão na lista daqueles que serão depositados no ecoponto.

A ação acontecerá entre segunda e sexta-feira, período em que o ecoponto ficará instalado no bairro. O recolhimento feito pelos agentes comunitários só irá acontecer no primeiro dia, quando terá uma grande mobilização, nos demais, a responsabilidade de recolher os materiais inservíveis é da população que mora no local.

Ação Cidade Limpa

A ação faz parte das estratégias que estão sendo adotadas pela prefeitura de Campo Grande para controlar os índices das doenças provocadas pelo mosquito. Este ano a Capital enfrentou uma epidemia de dengue com pico de mais de 9 mil notificações somente em um mês. Com retorno das chuvas, também é preciso intensificar as ações.

A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e conta com o apoio da Águas Guariroba e Solurb.