Para conscientizar os motoristas sobre um trânsito melhor e enfatizar a importância da campanha Maio Amarelo, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude, promoveu na tarde da quarta-feira (30), no Trevo Imbirussu, uma ação entregando material educativo aos condutores de veículos sobre a alteração na lei do Código de Trânsito Brasileiro.

Alerta e conscientização no trânsito foi tema de ação da Subsecretaria de Juventude4A alteração que traz a Lei nº 13.546, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), promoveu maior rigidez para o condutor que se envolver em acidente e estiver embriagado, participando de corrida ou exibindo manobras.

“Essa é uma ação de alerta da prudência e da perícia e para não ser negligente no trânsito. Essa preocupação se estende durante o ano todo, o objetivo é que as pessoas levem o mês de maio como se fosse todos os outros meses do ano. Dirigindo com cautela e com prudência”, destacou o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que também participou da entrega dos materiais informativos.

Com a nova lei, em caso de acidente com morte a reclusão é de 5 a 8 ano e suspensão ou proibição de dirigir e tirar carteira para qualquer tipo de veículo automotor. Já se houver acidente com feridos, o autor pode ficar preso de 2 a 5 anos. Para os crimes de racha e exibicionismo o juiz fixará a pena-base segundo as diretrizes previstas no Artigo 59 do Decreto-Lei 2.848/40 (Código Penal).

Alerta e conscientização no trânsito foi tema de ação da Subsecretaria de Juventude6 (1)“Estamos em um momento onde as pessoas não estão refletindo sobre a coletividade. Muitas vezes as pessoas dirigem estressadas e com raiva e, no trânsito, um erro pode desencadear uma grave ação por parte do outro motorista. É sempre importante lembrar as leis de trânsito e evitar erros”, destacou o subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira.

O Batalhão de Polícia de Trânsito de Campo Grande, mais de 250 pessoas ficaram feridas e seis morreram vítimas de acidentes de trânsito na capital, somente no mês de maio, período de conscientização para a diminuição dos acidentes automobilísticos. A maioria dos envolvidos são homens com idade entre 18 e 30 anos e as causas principais são dirigir alcoolizado, o uso do telefone celular, a desatenção no trânsito e o excesso de velocidade.